O vídeo dos porcos no telhado circulam nas redes sociais
O Rio Grande do Sul enfrenta uma das piores tragédias climáticas de sua história com a passagem de um ciclone extratropical que provocou fortes ventos, chuvas e enchentes. O saldo até agora é de 39 mortes, além de milhares de desabrigados e desalojados em 67 municípios.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram o nível de devastação causado pelo fenômeno. Em uma delas, é possível ver um grupo de porcos tentando se salvar em cima do telhado de uma granja, enquanto a água subia rapidamente. Alguns animais ficaram presos pelos escombros e não conseguiram escapar.
Além dos porcos no telhado, uma ovelha ficou enroscada em fios de um poste
Outra cena impressionante foi registrada em Muçum/RS, onde uma ovelha ficou pendurada na rede elétrica depois que a água baixou. O animal estava na Avenida Fernando Ferrari, que ficou completamente alagada pelas chuvas torrenciais.
O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) declarou que essa foi a maior catástrofe climática já enfrentada pelo Estado e pediu ajuda ao governo federal para socorrer as vítimas. Ele também alertou para o risco de novos temporais nos próximos dias e orientou a população a se proteger e evitar deslocamentos desnecessários.
Para auxiliar as vítimas das fortes chuvas no RS, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina enviou na manhã na quarta-feira (6) 21 bombeiros militares especializados em emergências. Eles fazem parte das equipes de Forças-Tarefas dos batalhões de diferentes cidades do estado.
Além disso, foram disponibilizados seis veículos 4×4, um caminhão de abastecimento, um helicóptero Arcanjo 01 e cinco bombeiros militares do batalhão de operações aéreas.
Com informações ND Mais