Notícias de Caçador e Região

Roteirista lança livro e ministra palestra em Caçador

Dia 3 de dezembro às 19h30 na Gibiteca de Caçador, o renomado escritor e roteirista Gian Danton lança o livro “Como Escrever Quadrinhos” e o álbum “Família Titã” realizado em parceria com Joe Bennett. Na ocasião haverá também uma palestra com “Dez dicas para roteiristas” e sorteio de brindes. O evento é uma promoção da Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Cultura.

O autor é roteirista desde 1989, quando publicou a história “Floresta Negra” na revista Calafrio, em parceria com Bené Nascimento (Joe Bennett). Desde então participou de diversos projetos entre eles a premiada graphic Manticore ou o álbum MSP+50, tendo também já realizado trabalhos para a Marvel.

Na ocasião haverá também uma palestra com “Dez dicas para roteiristas” e sorteio de brindes.

Quando começou a escrever Histórias em Quadrinhos, não havia nenhuma referência sobre o processo de produção de quadrinhos ou mesmo sobre a formatação do roteiro. “Com esse início tão pedregoso, sempre fui muito solícito com novos roteiristas que me procuravam com dúvidas”, explica o roteirista, no texto de abertura do volume. Essas orientações deram origem ao primeiro livro: “O roteiro nas histórias em quadrinhos”, lançado também pela Marca de Fantasia, em 2010. Entretanto, mesmo com o livro, as questões continuaram a chegar, o que levou à ideia de produzir um segundo volume. Além das técnicas de roteiro, o livro se debruça sobre o processo criativo a partir da experiência do próprio autor.

A Insólita “Família Titã” é uma espécie de tragédia grega protagonizada por um trio de super-heróis que recebem seus poderes inesperadamente e logo precisam resolver uma questão de convívio entre si, envolvendo o eterno conflito amor x ódio, o que torna essa aparentemente despretensiosa historieta em uma saga exemplar sobre a convivência e as atitudes humanas.

Gian Danton (pseudônimo de Ivan Carlo Andrade) reside atualmente em Macapá, onde é professor da Universidade Federal do Amapá e foi um dos autores do Graphic Novel “Um Rock para Caçador”, lançado pela Fundação de Cultura e Gibiteca de Caçador em 2014. Esse álbum que reuniu quadrinistas caçadorenses e de várias cidades brasileiras, foi indicado ao Oscar dos Quadrinhos, o Prêmio HQMIX 2015. Quem tem um exemplar deste LIVRO DE HQ´S, poderá trazer no dia da palestra pra ser autografado pelo autor. Quem ainda não tem, poderá adquirir um exemplar no dia do evento. Esse álbum está constantemente à venda na Gibiteca de Caçador, Livraria Selva Literária e no Museu do Contestado.

Blog do autor: http://ivancarlo.blogspot.com/

Assista a entrevista com o roteirista Gian Danton ao programa E-Cultura da TV E-Paraná concedida no dia 23 de junho de 2015. O escritor falou sobre como escrever quadrinhos: https://www.youtube.com/watch?v=Fcku6uUDnOU

Os interessados em participar deste lançamento e palestra, deverão entrar em contato com a Fundação Municipal de Cultura através do telefone (49) 35639555 ou pelo e-mail: [email protected] para confirmar sua presença. Vagas limitadas!!!

 

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.