Notícias de Caçador e Região

Risco de temporais, alagamentos e deslizamentos: frente fria provoca chuva persistente em SC

A atuação de uma frente fria provoca chuva persistente até sábado (3), em Santa Catarina. O alerta é da Defesa Civil, que informa que há risco moderado de temporais isolados, alagamentos e deslizamentos.

Para esta sexta-feira (2), o dia começa com muitas nuvens, chuva e risco de temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Ao longo do dia, a chuva deve avançar para as demais regiões do Estado. Inclusive, com possibilidade de temporais acompanhados de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos – que podem chegar a 60km durante o temporal e nas áreas litorâneas

O calor no Norte e Vale do Itajaí nesta sexta-feira antecede a chegada da frente fria. Por lá, os termômetros devem marcar máxima de até 30°C. Na Grande Florianópolis a máxima deve ser de 26°C durante a tarde. Já nas demais áreas, ficam entre 19°C a 24°C.

Risco de alagamentos e deslizamentos

No sábado o deslocamento da frente fria deixa o tempo instável, com chuva e algumas trovoadas da Grande Florianópolis ao Norte catarinense. “O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências com alagamentos e deslizamentos pontuais”, informa a Defesa Civil.

No decorrer da tarde, as condições de tempo melhoram a partir do Grande Oeste – devido a um sistema de alta pressão. No sábado o dia deve amanhecer com mínimas perto dos 7°C e a máxima não deve passar dos 20°C no Estado.

Tempo estável e temperatura baixa

A atuação de uma massa de ar frio e seco (alta pressão) se estabelece em Santa Catarina no domingo (4), deixando o tempo estável, com sol e poucas nuvens.

A temperatura deve baixar, com possibilidade de geada ampla no amanhecer e sensação de frio no Estado. As mínimas podem ficar próximas a -3°C e 5°C do Grande Oeste aos Planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana. Segundo a Defesa Civil, há risco de congelamento de pistas.

A presença do sol faz a temperatura subir, mas a máxima não deve passar dos 20°C.

Com informações ND Mais

Veja Também

Comentários estão fechados.