Search
Close this search box.

Rio Grande do Sul registra chuva congelada em diversas cidades

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O rápido deslocamento de uma frente fria, com ar polar intenso embutido, permitiu o registro de precipitação entre o final da tarde e o início da noite deste domingo (16) em vários municípios do estado do Rio Grande do Sul.

Áreas localizadas no centro-leste, sudeste, sudoeste e sul, cuja temperatura ambiente, em superfície despencou para valores inferiores a 5°C, registraram chuva congelada.

Moradores de Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Camaquã, Canguçu, Herval, Pedro Osório, Pinheiro Machado relataram o fenômeno, que cai em forma de grão miúdo, semelhante à sal grosso. A informação foi confirmada junto à Brigada Militar ou Defesa Civil dos municípios citados.

Como ocorre a chuva congelada?

A chuva congelada ou chuva congelante é um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens à superfície atravessando uma camada atmosférica com temperatura de subcongelamento (temperatura inferior a 0 °C), atingindo então um estado termodinâmico meta estável.

Ao impactar com a superfície, a gota recebe a energia necessária para que ocorra a transição de fase, partindo instantaneamente do estado líquido para o sólido.

Esta água, então, congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre, podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente que “vitrifica” os objetos, causando muitas vezes sérios acidentes de trânsito devido ao congelamento instantâneo das pistas.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp