Notícias de Caçador e Região

Reviravolta no fim de semana: Sábado de sol antecede chegada de frente fria em SC

Santa Catarina contará com um sábado (8) de sol em todas as regiões. No entanto, o dia ensolarado antecede a chegada de uma frente fria que resulta em uma “reviravolta” despencando as temperaturas e trazendo chuvas no domingo (9).

De acordo com a Defesa Civil estadual, um sistema de alta pressão influencia no tempo em todo o Sul do Brasil. Dessa forma, a expectativa é de máximas entre 20°C a 25°C na maioria das regiões e chegando aos 27°C no Extremo-Oeste e no litoral.

Apesar disso, as mínimas podem ficar abaixo dos 5°C nos planaltos e no Meio-Oeste, com condição para formação de geada. No litoral, as mínimas variam entre 11°C e 13°C e nas demais regiões do estado ficam entre 7°C e 10°C.

O vento se mantém fraco ao longo do dia em todas as regiões de Santa Catarina e varia entre as direções Nordeste e Noroeste. No entanto, passa a apresentar rajadas mais moderadas de direção Nordeste no Litoral no final do período. Apesar disso, não existe riscos associados às condições de tempo.

Chegada da frente fria

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o domingo (9) ficará instável com a chegada de uma frente fria, que provoca chuva em todas as regiões do Estado.

Por alguns momentos, a chuva ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais isolados. Por conta disso, o risco para ocorrências é considerado moderado.

O vento será de Nordeste a Noroeste e passando para Sul entre o final da manhã e tarde com rajadas mais intensas de 40 km/h e 60 km/h no litoral, deixando o mar agitado.

As temperaturas mínimas no amanhecer variam entre 6°C e 10°C nos planaltos e entre 11°C e 15°C nas demais regiões. Na parte da tarde, as máximas variam de 15°C a 17°C nas áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul. O Litoral Norte pode registrar 26°C e variam entre 17°C e 23°C nas demais regiões.

Ainda conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a tendência é que a semana inicie com chuva persistente e com algumas trovoadas em todas as regiões do estado por conta da passagem da frente fria na segunda (10).

Já na terça-feira (11), áreas de instabilidade formadas por uma área alongada de baixa pressão intensificadas pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica também deixa o tempo instável.

Confira as temperaturas neste sábado, segundo a Epagri/Ciram

Litoral Norte: 16°C | 28°C;

Planalto Norte: 5°C | 23°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 13°C | 23°C;

Grande Florianópolis Serrana: 8°C | 24°C;

Vale do Itajaí: 7°C | 24°C;

Litoral Sul: 13°C | 26°C;

Planalto Sul: 3°C | 21°C;

Meio-Oeste: 5°C | 22°C;

Oeste: 5°C | 23°C;

Extremo-Oeste: 9°C | 26°C.

 

Com informações NSC

Veja Também

Comentários estão fechados.