Em 2017 os brasileiros precisaram desembolsar valores bem mais altos por produtos essenciais, como o gás de cozinha, os combustíveis e a energia elétrica, em virtude dos constantes aumentos durante todo o ano.
No início de janeiro, Caçador já tinha uma das gasolinas mais caras do Estado. Ainda em janeiro, foi anunciado o aumento das tarifas de telefone. A boa notícia dada em janeiro foi que no mês seguinte iniciavam os saques do FGTS inativo.
Outra boa notícia foi a redução do valor dos combustíveis ainda em janeiro. O pagamento de boletos vencidos em qualquer agência bancária também foi anunciado no primeiro mês do ano. No memso mês a Receita Federal lançou um serviço de atualização dos dados de CPF pela internet.
Em fevereiro, as chamadas entre telefones fixos e móveis ficaram mais baratas. No mesmo mês foi anunciada nova redução nos combustíveis. Março, teve a bandeira amarela nas contas de energia. Também em março, o gás de cozinha teve o primeiro aumento do ano.
Em abril, houve redução na conta de luz. Em maio, foi inaugurado o impostômetro na Acic. Em junho, foi sancionada a Lei que permite descontos nas compras feitas em dinheiro. No mesmo m~es, a Petrobrás anunciou redução no preço dos combustíveis.
Em julho, preço do gás caiu 4,5%. No início do mês, foi anunciada a redução no preço da gasolina e do diesel. Por outro lado, pucos dias depois a gasolina teve aumento. Ainda em julho, o cartão Elo passou a ser aceito em todas as maquininhas. Ainda em julho, houve nova alteração nos valores dos combustíveis. E mais uma. No mesmo mês foi anunciada a bandeira vermelha nas contas de energia de agosto.
Em agosto, houve aumento do gás. E mais um aumento da gasolina. No mesmo mês foi publicada a MP que liberou o saque do PIS/ Pasp para idosos e a Lei que libera supermercados para abrirem nos domingos e feriados.
Em setembro, mais um aumento da gasolina. E outro. E mais um aumento do gás. No final do mês foi anunciada redução no valor dos combustíveis. E mais um aumento do gás. Em outubro, novo aumento do gás e em novembro,mais um. Ainda em novembro, a CDL anunciou a distribuição de mais de R$60 mil em vale compra através do Show de prêmios. Ainda em novembro, novo aumento da gasolina.
Em dezembro, o gás aumentou. E a gasolina também, mesmo com anúncio de queda. Também foi anunciado que o novo salário mínimo será de R$965 em 2018. A Petrobrás anunciou ainda a mudança na regra de reajuste do gás. E te mais alteração no preço dos combustíveis.
No final de dezembro, foi anunciada possibilidade de luz ficar mais cara em 2018. E teve mais aumento no combustível. Para finalizar o ano, uma notícia boa: o saldo de empregos entre janeiro e novembro já é melhor nos últimos quatro anos.