O resultado dos pedidos de isenção da taxa de R$ 85 da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta quarta-feira (17) por volta das 12h30. Para verificar se teve o benefício concedido ou não, o candidato deve acessar a Página do Participante e inserir CPF e senha.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu este ano, 3.687.527 pedidos de isenção. O Inep não informou quantos pedidos foram aprovados.
Os candidatos que tiveram a solicitação de isenção reprovada terão o direito a entrar com recursos entre 22 e 26 de abril. O resultado dessa solicitação será divulgado dia 2 de maio.
Para os interessados em fazer o Enem 2019, isento ou não da taxa, é necessário acessar o site do exame a partir do dia 6 de maio para concluir a inscrição.
Quem pode fazer o Enem de graça?
Pelas regras do edital, são quatro categorias de gratuidade:
- Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
- Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
- Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Estudantes da rede privada que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.
Cronograma Enem 2019
Aqueles candidatos que precisarem pagar a taxa de inscrição deverão quitar o boleto entre os dias 6 e 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. Veja as próximas datas da realização do exame:
- Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
- Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio
- Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
- Inscrições: 6 a 17 de maio (para todos os candidatos, isentos ou não)
- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito: 13 de novembro
- Resultado individual: janeiro de 2020
Fonte: G1