Notícias de Caçador e Região

Reitor participa de reunião do Núcleo de Pesquisa

O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, prestigiou reunião do Grupo de Pesquisa Ética, Cidadania e Sustentabilidade, constituído de pesquisadoras e pesquisadores do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação Básica.

ADELCIO 2020 (1)

Para Adelcio, a cultura constitui-se no conceito básico e central na educação. O termo cultura não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano valem-se dele, embora seja outra a conotação.

Muitas vezes, a palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Nesse caso, uma pessoa culta seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. No entanto, na educação não aplica este conceito.

Elas apenas são diferentes em nível de tecnologia ou integração de seus elementos. Para os antropólogos, a cultura tem definição ampla.

Engloba as maneiras comuns e aprendidas da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.

A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: ideias; crenças; normas; atitudes; padrões de conduta; abstração do comportamento; instituições; técnicas e artefatos.

Abrange o estudo do homem como ser cultural, ou seja, fazedor de cultura.

Pesquisa as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Tem enfoque de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, obtido por aprendizado, considerando-o em todas as suas dimensões.

O humano dimana do meio cultural em que se socializou.

Ele é um herdeiro de um extenso processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridos pelas abundantes gerações que o antecederam.

Por fim, o manejo apropriado e criativo desse patrimônio cultural admite as inovações e as invenções.

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.