O Reitor da Uniarp, Adelcio Machado dos Santos, destacou a relevância do Mestrado Profissional em Educação Básica.
O aludido curso foi recomendado pelo órgão competente do Ministério da Educação – a Fundação Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Mestrado Profissional em Educação Básica, na forma do parecer da recomendação da CAPES, hospeda as seguintes características: “Com a implantação do mestrado profissional em Educação Básica a instituição declara pretender potencializar a capacidade pedagógica e didática do professor, no sentindo de compreender e propor soluções para problemas que afetam a escola na sua multidimensionalidade-complexidade e que, de modo diversos, repercutem nos processos formativos básicos e continuados, ofertados pela universidade.
Para tanto, propõe que o programa se organize em duas Linhas de atuação científico/tecnológica: 1) Cultura, Ensino e Formação Docente e 2) Políticas Públicas e Gestão da Educação, prevendo-se a oferta de 19 disciplinas. As informações relativas à área e respectivas linhas indicam o delineamento da proposta tem potencial de induzir o alcance do objetivo anunciado com a implantação do mestrado profissional”.
Para Adelcio, a característica básica deste mestrado consiste em que ele se devota à pesquisa aplicada, buscando soluções para os problemas existentes na rede escolar.
Complementa que a pesquisa é um dos três pilares da universidade, ao lado do ensino e da extensão.
Por meio da pesquisa, as práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula e as ações junto à comunidade em que a universidade está inserida são oxigenadas e renovadas.
Nesse sentido, ela não é uma opção, mas compromisso inalienável das instituições de educação superior comprometidas com a qualidade de sua atuação na e para a sociedade.