O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, classificou de excelente o desempenho da Universidade no ano de 2016.
Entre as conquistas mais relevantes, Adelcio alinha a implantação de mestrados, o reconhecimento de todos os cursos e a consolidação da pesquisa.
A instituição comunitária, que na década de 1970 assegurou a interiorização da graduação, agora se expandem na pós-graduação.
A primeira regulamentação da pós-graduação “stricto sensu” (mestrado e doutorado) verificou-se por meio do Parecer nº 977/1965, relatado pelo Conselheiro Newton Sucupira, no âmbito do Conselho Federal de Educação. De acordo com este texto, “a pós-graduação torna-se, assim, na universidade moderna, cúpula dos estudos, sistema especial de cursos exigido pelas condições da pesquisa científica e pelas necessidades do treinamento avançado”.
Quanto à pesquisa, Adelcio cita que, no quadro da educação superior, a atividade de pesquisa está inteiramente relacionada ao processo de formação científica e educativa que se cumpre no âmbito da graduação e da pós-graduação: iniciação científica, mestrado e doutorado. Da atividade de pesquisa emanam progressos científicos e tecnológicos de diferentes áreas do conhecimento).
A vida acadêmica determina, ao contrário, que as pesquisas sejam, desde seu início, metodologicamente controladas e sistematizadas, para que possam ser informadas com um mínimo possível de distorção a outros pesquisadores e para que os resultados alcançados possam ser considerados válidos.
Por fim, o Reitor Adelcio aplaude coordenadorias e corpo docente da Universidade, que, irmanados, conquistaram excelentes conceitos na avaliação e, por conseguinte, receberam o reconhecimento.