O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, aplaudiu o transcurso do Dia do Estudante, em 11 de agosto.
Para Adelcio, entendendo o ensino como sendo capaz de transformar a sociedade solidifica-se ainda mais a importância da educação, portanto, do estudante.
A educação é fundamental na constituição de uma nação que se caracteriza pela maneira de ser e agir.
O ser humano dotado de qualidades é um ser que está em constante busca, superando novos desafios, procurando através de suas capacidades, ampliar e aperfeiçoar o mundo.
Diante desta perspectiva, sustenta Oliveira (2004), pode-se perceber que a realização dos indivíduos depende exclusivamente do comportamento humano.
O indivíduo necessita transformar para aumentar seu grau de humanização e tornar-se ele mesmo.
Daí decorre também a importância do aprendizado, visto que a pessoa pode por meio da educação buscar mudanças para exercer sua tarefa de sujeito transformador na sociedade.
Uma vez que o ser humano constitui-se como sujeito e não como objeto, só poderá se desenvolver como tal à medida que, introduz-se nas suas condições espaço-temporais por meio da reflexão crítica.
À medida em que for conduzido a refletir sobre sua situação, sobre seu enraizamento espaço-temporal, mais se tornará consciente de seu compromisso com a realidade, da qual, sendo sujeito, não deve ser simples espectador, mas deve cada vez mais intervir como sujeito transformador.