Search
Close this search box.

Reitor Adelcio publica artigo científico na UFSC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O reitor da Uniarp e presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, recentemente, deu à luz mais um artigo científico em periódico de renome.

Desta feita, trata-se da revista “Gestão Universitária da América Latina” (GUAL), vinculada ao Mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na matriz classificatória Qualis, mantida pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), este periódico figura em B1, correspondendo a 60 (sessenta) pontos no currículo do autor.

Para um pesquisador se habilitar ao magistério da pós-graduação “lato sensu” (mestrado e doutorado), deve manter a média de, no mínimo, 200 (duzentos) pontos no triênio de avaliação.

O estudo dado a público consiste em estudo acerca da inadimplência das mensalidades na educação superior.

A relevância da pesquisa reside no alto índice de mensalidade não quitada.

Explica o Reitor Adelcio que todas as organizações operam em complexo contexto caracterizando uma multiplicidade de outras organizações que enfrentam forças diferentes e, assim, acabam provocando a mudança. Esse contexto estabelece o meio ambiente em que as organizações vivem e operam.

De acordo com Adelcio, em seus estudos sempre utiliza o paradigma sistêmico, porquanto este se preocupa com o ambiente em que a organização está inserida. Essa abordagem nasceu a partir da realização de estudos que almejavam a finalidade avaliar de que maneira os sistemas organizacionais e administrativos eram estruturados e quais os mecanismos eram necessários para que funcionassem como o previsto. Com base nesse estudo, matemáticos e sociólogos encontraram um ponto comum na investigação de como as organizações funcionam como sistemas.

O autor que deu início ao desenvolvimento dessas idéias foi biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy (1901-1972).

“Ora – complementa o Reitor Adelcio – não podemos pensar a universidade de forma abstrata, mas inserida em contexto comunitário e regional; o inverso implica a universidade perder o seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico.”

Conclui que a tarefa mais triste de um reitor é ver alunos abandonando os estudos por não poderem arcar com a mensalidade.

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp