O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação de Imprensa de Caçador (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, manifestou contentamento com o ingresso da Editora da Universidade (Ediuniarp) na Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).
Explica ele que, entre outras vantagens, agora os livros lançados em Caçador poderão circular por todo o país e figurarem nos eventos culturais.
Para Adelcio, o livro se constitui, em que pesem a todas as inovações tecnológicas, no veículo de comunicação das conquistas científicas e filosóficas.
Ele permite o compartilhamento do conhecimento gerado.
Complementa que homem é um ser social e sua necessidade de organização tem por base a capacidade de conhecer e construir a compreensão acerca dos meios e dos processos fundamentais para a organização e a facilitação do ato de viver.
O conhecimento é um produto da atividade consciente do pensamento que determina a natureza social do ser humano e o condiciona a sua história e sua cultura.
Ainda explica Adelcio que a Ediuniarp se constitui em órgão suplementar da Universidade.
Ocorre que a construção de conhecimentos compreende também uma reconstrução das significações por meio da rede de comunicação, como é o caso da ABEU.
Se isso é válido também para as instituições de pesquisa de grande porte, reconhecidas pala sua excelência em pesquisa, aplica-se também no perfil das instituições que possuem a pertinência, ou seja, a vinculação com a comunidade configuravalor muito precioso.
Nesse caso, ocorre que, muitas vezes, grande parte do processo de qualificação dos docentes é contemporâneo e correlativo da formação dos estudantes e do trabalho social de construção de conhecimentos.
Importa salientar que a publicação de livros enfocando a realidade e a história regional representa relevante serviço comunitário, que orgulha a Universidade.
A última publicação da Ediuniarp consistiu no livro “Religiosidade e Arte”, de autoria de Giovana CastenheiraBazeggio, cuja apresentação é subscrita pelo Bispo Diocesano de Caçador, D. Frei Severino Clasen, OFM.








