Notícias de Caçador e Região

Reitor Adelcio defende pesquisa aplicada

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, defende que a Universidade se transforme em geradora de solução, na área social e tecnológica, para as necessidades da sua região de abrangência, no caso o Alto Vale do Rio do Peixe.

Valendo-se das lições do Prof. Dias Sobrinho, ele considera de grande relevância ter clareza acerca da missão da Universidade – promover o desenvolvimento regional.

Uma universidade de estrutura comunitária, ainda que  não disponha de condições para o desenvolvimento da alta pesquisa, de alcance internacional, para que se torne eficaz, justa e necessária para o seu entorno econômico e social precisa procurar identificar quais são as demandas por conhecimentos da comunidade mais próxima e as suas possibilidades de realização.

Também as pesquisas que resultam em menor impacto na comunidade científica internacional podem ser de fundamental relevância para as comunidades locais e certamente indispensáveis para a promoção do desenvolvimento social.

 Ainda que tais pesquisas não cheguem a ser conhecidas pelos círculos dominantes da ciência central, segundo critérios determinados de modo ideológico por cientistas de grande visibilidade no mundo intelectual, e na sociedade consumidora de alta tecnologia, possuem sua relevância em termos sociais na sua região.

A produção de um determinado conhecimento que venha a dirimir ou minimizar problemas de certa comunidade concreta pode não ser suficiente para receber o reconhecimento internacional e a amplificação nos meios globais de comunicação, mas, certamente, será de grande importância para setores da população que se beneficiem dele.

 Ainda seguindo este raciocínio, complementa que se trata de produzir tanto o conhecimento significativo para agentes da economia, quanto o conhecimento que proporciona a formação da cultura e da cidadania.

Portanto, conclui o Reitor Adelcio, a pesquisa aplicada assegura a concretização do ideal universitário do desenvolvimento regional.

 

 

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.