O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos ao Curso de Graduação em Serviço Social. O gesto emana do destacado desempenho no “Guia do Estudante”, publicação que se dedica à avaliação educacional, cujo certificado o Reitor Adelcio entregou à Coordenadora do Curso, Profª Marilene Boscari, e à Profª Fátima Noeli da Silva.
O Reitor Adelcio ressalta que o Serviço Social se constitui em profissão regulamentada, exercendo relevante papel na sociedade brasileira e mundial. Com efeito, à luz do art. 2º da Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, “somente poderão exercer a profissão de Assistente Social “os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente”.
Da mesma forma, nos termos do art. 4º do mesmo diploma, entre outras funções, “constituem competências do Assistente Social: I – elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II – elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; III – encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.”
Em âmbito acadêmico, o curso rege-se pela Resolução nº 15, de 13 de março de 2002, dada à luz pelo Conselho Nacional de Educação, que dispõe acerca das “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Serviço Social”.
Dispõe o supra aludido documento, quanto às competências gerais: “ A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à • compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade; • identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social; • utilização dos recursos da informática.
Igualmente, Adelcio fez questão de entender os cumprimentos ao corpo docente e ao alunado, que merecem aplausos pelos esforços e talento no exercício de suas funções. Por fim, o Reitor Adelcio relembrou que o curso é um dos mais antigos, já havendo prestado muitos serviços ao desenvolvimento regional, missão estratégica da Universidade.








