Uma formação natural assustou moradores do bairro São Cristóvão em Capinzal na tarde desta quarta-feira (07). Ventos circulares formaram uma a espécie de “funil” nas proximidades da BRF. O fenômeno foi registrado em vídeo por volta das 13h30min.
Segundo informações de vizinhos que presenciaram o fato, o “funil” tocou o solo e tragou a terra. Em um momento do vídeo uma carreta passa em frente à formação dando a dimensão da altura que atingiu. Os postes da rede elétrica também servem como parâmetro da altura do fenômeno que teria atingido aproximadamente 50 metros..
O “funil” ficou concentrado em um dos pátios de estacionamento de veículos de transporte de frios. Teve breve duração e nenhum estrago foi registrado. Conforme as informações, não houve vendaval. Esta não seria a primeira vez que o fenômeno foi visto. No ano passado também teria ocorrido.
Fenômeno
Em contato com meteorologistas, nossa reportagem foi informada de que se trata de um “Dust Devil”, ou redemoinho. São ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.
Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.
Fonte: Michel Teixeira