A Rede Feminina de Combate ao Câncer suspendeu as coletas de exames preventivos por conta de uma notificação do Conselho Regional de Enfermagem (COREN). De acordo com a presidente da Rede, Jane Alice Schroeder, a determinação é para que uma enfermeira formada realize as coletas e atue em tempo integral.
A Rede contava com uma técnica de enfermagem. “Como a Rede Feminina realiza um trabalho filantrópico, a pessoa que realizava a coleta dos materiais é uma técnica de enfermagem cedida pelo município”, disse Jane.
Jane afirmou ainda que, com as exigências levadas a efeito pelo COREN, torna-se impossível a Rede Feminina atendê-las de imediato, visto que não dispõe de recursos financeiros para a contratação de uma profissional.
Além disso, o COREN fez ainda exigências para adequações na sala utilizada para as coletas. “Assim dada a impossibilidade de cumprimento das exigências, a Rede Feminina decidiu encerrar os atendimentos que vinha prestando há quase três décadas, a partir desta sexta-feira, 21”, completou Jane.
“Assim, alertamos a população que de agora em diante deverão se dirigir ao SUS para quaisquer atendimentos”, finalizou Jane.