terça-feira , 17 janeiro 2017
Início / Colunas / Redação: Para escrever melhor… – Por Clarice Seidel Paulino

Redação: Para escrever melhor… – Por Clarice Seidel Paulino

Em vestibulares e concursos, a prova de Redação é um grande fator de eliminação. Através dela, as instituições têm um indicador mais concreto da formação do aluno, diferentemente das questões de múltipla escolha. Geralmente, exige-se que o candidato produza um texto dissertativo. Em menor proporção, podem ser solicitados ainda textos narrativos ou descritivos. Conheça as características de cada um desses textos:

1 – DISSERTAÇÃO: dissertar significa “falar sobre”. É o texto em que se expõem ideias, seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve revelar sua opinião a respeito do assunto.

2 – DESCRIÇÃO: texto em que se indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, você deve responder à pergunta: Como a coisa  (lugar / pessoa) é? É importante tentar usar os mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser descrita.

3 – NARRAÇÃO: texto em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Lembre-se: você deve “narrar a ação”, respondendo à pergunta: O que aconteceu?

Sobre Clarice Seidel Paulino

Clarice Seidel Paulino
NELCI CLARICE SEIDEL PAULINO, educadora , professora e palestrante. Licenciada em Letras e bacharel em Direito. Especialista em linguagem, comunicação e psicopedagogia. Atua como professora de língua portuguesa e projetos educacionais. Faz parte do plano Voluntário da IEAD de Caçador por aproximadamente 12 anos. Foi professora de Teologia na Escola Amantino Burger na ministração de disciplinas afins. Participante assídua do SIMECC (Simpósio de Educadores Cristãos) há 10 anos. Idealizadora de vários projetos de incentivo à leitura. Trabalha com aulas particulares de português, redação e preparação para concursos.

Veja também

Bandidos atiram contra casa de policial militar

A residência de um policial militar de Abelardo Luz foi atingida por dois disparos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *