Dados divulgados hoje (12) pela FACISC com base nos dados da BOA VISTA SCPC/FACISC revelam que a recuperação de crédito em Caçador ficou abaixo do resultado estadual. Os dados fazem parte do relatório de indicadores de inadimplência e recuperação de crédito.
Na recuperação de crédito, o resultado foi maior nas cidades de Blumenau (16,0%), Joinville (15,1%) e Tubarão (14,9%). Apenas Caçador (3,9%) registrou crescimento abaixo do resultado estadual (5,8%) no período.
Em relação a inadimplência, o resultado foi maior nas cidades de Blumenau (7,0%) e Joinville (6,2%), e apenas Lages (-0,7%) registrou queda neste primeiro semestre do ano. Em Santa Catarina, o Indicador de Registros de Inadimplentes cresceu 3,5% no primeiro semestre do ano de 2019.
Segundo o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues, nos últimos cinco anos, esse é o maior valor obtido para o acumulado dos primeiros semestres de cada ano no estado. Os indicadores de inadimplência e de recuperação de crédito ao consumidor vem registrando crescimento no estado de Santa Catarina. No primeiro semestre de 2019, a inadimplência cresceu 3,5% e a recuperação de crédito 5,8%. Os dados foram lançados em reunião com a diretoria da Facisc, com a presença do economista da Boa Vista, Flávio Calife. “Em compasso ao que ocorre no estado, as cidades catarinenses também acompanharam o movimento em menor ou maior proporção dependendo do município”, explica o economista.