Notícias de Caçador e Região

Realizado 1º Seminário Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

O 1º Seminário Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Educação foi realizado nesta quarta-feira (21) na Casa da Cultura em Caçador e teve como objetivo compor a rede de proteção ambiental e discutir as propostas estabelecidas pelas instituições participantes da Conferencia na Escola, fase municipal da Conferência Infanto Juvenil pelo Ambiente.

O evento contou com a presença de diversas organizações não governamentais, governamentais e escolas da Rede Municipal de Ensino, além do secretário municipal de Educação, Aldonir Anciuti e o prefeito Beto Comazzetto.

Com o intuito de ajudar a comunidade escolar e os demais segmentos da sociedade na preservação do Meio Ambiente, a rede de proteção terá o objetivo de acompanhar, auxiliar e monitorar as ações desenvolvidas nos bairros e escolas, bem como oferecer assessoria e as contribuições necessárias.

De acordo com a responsável pela etapa municipal da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, Diocleia Alves de Moura, as escolas que já realizaram as Conferências trouxeram suas propostas de atividades para serem realizadas tanto no universo escolar como na comunidade de modo geral. “Além das atividades já estarem acontecendo nas escolas, elencamos propostas que estarão atendendo as expectativas dos alunos e de toda a população, referente ao tema sobre a Preservação do Meio Ambiente”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Aldonir Anciuti, ressaltou sobre a retomada deste assunto para que os alunos possam se tornar cada vez mais conscientes. “Dentro das escolas deve-se existir a preocupação de explicar aos alunos e a comunidade a importância dos cuidados e da preservação, afinal manter o ambiente como ele está é difícil e recuperar se torna mais difícil ainda. Como educadores precisamos ser agentes transmissores desta importância, auxiliando no desenvolvimento de ações que envolva todo o município para que a educação ambiental seja repassada de forma ampla e correta”.

O prefeito Beto Comazzetto, disse estar muito contente com a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em promover um evento que se preocupa com a educação nas escolas e nas comunidades. “Parabenizo a todos pelo engajamento na elaboração das propostas que atenderão todos os cidadãos. É fato que a falta de conscientização em Caçador é elevada, mas sabemos que com o desenvolvimento de ações há grandes possibilidades de mudarmos essa realidade, principalmente quando esta mudança inicia nas escolas e estende-se aos bairros. A Prefeitura também trabalha para o melhoramento no saneamento básico, e dessa forma com estes trabalhos aos poucos melhoramos nosso município e ajudamos a preservar o meio ambiente”, conclui.

Durante o evento foram explanados temas sobre a educação inclusiva, meio ambiente, conferência nas escolas e a exposição das propostas das entidades participantes. Após as explicações discutiram-se as parcerias para a realização das propostas apresentadas e a formação de grupos de trabalho.

Participaram do Seminário os Bombeiros Voluntários de Caçador, o Departamento de Defesa Civil, Sindicato Rural, Colégio de Aplicação, Associação Gato do Mato,  Escoteiros Pindorama, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Secretaria Municipal de Agricultura, Vigilância Epidemiológica e os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.