Notícias de Caçador e Região

Realizada 17º edição do Dia do Filò

O mestre “talian” e professor Aliduíno Zanella e família realizaram no sábado, 22, a 17ª edição do Dia do Filò, evento que é realizado todos os anos no sábado próximo ao dia 22 do mês de julho.

O filò é um encontro de famílias de  imigrantes e descendentes de italianos que acontece à noite, após a janta. Famílias próximas reúnem-se nas noites frias de inverno, em uma residência, seja para comemorar algo ou pelo simples fato de estarem juntos para conversar ou jogar quatrilho, mora e fazer trabalhos manuais. A dona da casa serve a culinária “taliana” e um vinho da colônia.

Na edição deste ano participam alunos do Centro de Cultura e língua “Taliana” da  Federação de Entidades Ítalo-brasileiras e de Mestres e ofícios da cultura “taliana” (Feibemo), seus familiares, membros dos corais italianos CentoLire e Aurora, além de outros convidados, e como autoridades municipais, dentre elas o vice-prefeito, Alencar Mendes, e família, secretários e assessores da Prefeitura.

Muito diferente da miséria e sofrimento nos tempos que deu origem ao Filò na Itália e também nos primeiros anos no Brasil pelos imigrantes aqui estabelecidos, hoje se comemora festa com muita música, cantos na língua Taliana, culinária típica, vinho e muita alegria.

Vale lembrar que em 2009,  pela Lei Municipal de número 2.931 com nova redação para 2.662, foi instituído o “Dia do Filò”.

 

 Filò é tema de artigo científico

O Filò, realizado pela família, Zanellajá, faz parte de artigo científico de autoria da filha dos idealizadores do evento, a professora Kênia Zanella, do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio e Mestranda do programa de pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Univali – Campus Balneário Camboriú, tendo como orientadora do artigo e da dissertação a Profa. Dra. Diva de Mello Rossini.

O trabalho foi apresentado no 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu,realizado nos dias28, 29 e 30 de junho, em Foz do Iguaçu (PR),consolidado como um dos principais eventos técnico-científicos do setor no Brasil.

Como resultado, o artigo científico intitulado “Patrimônio Cultural e Turismo: um estudo de caso do Filò Talian realizado em Caçador (SC)” foi selecionado para publicação bilíngue (português e inglês) no periódico APPLIED TOURISM, que é uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia e seleciona, desde 2015, os melhores trabalhos do fórum de turismo de Foz de Iguaçu, para publicação bilíngue.

Veja Também

Comentários estão fechados.