Início / Destaques / Radar móvel passa a funcionar a partir desta sexta-feira, 7

Radar móvel passa a funcionar a partir desta sexta-feira, 7

O radar móvel, adquirido pela Prefeitura de Caçador, foi repassado para a Polícia Militar na tarde desta sexta-feira, 7. O equipamento já começará a ser utilizado imediatamente pelos policiais, em ações de trânsito.

Entretanto, as fiscalizações serão de forma ostensiva, ou seja, o radar só será utilizado na presença de uma viatura caracterizada e de policiais fardados. “Ao contrário do que já vimos em alguns comentários, este equipamento não se trata de uma ´indústria da multa`, mas sim de uma maneira de coibirmos a alta velocidade e evitarmos assim acidentes. Existem duas maneiras de um ser humano compreender a maior parte das coisas: ou no amor, ou na dor e, infelizmente, teremos que optar pela segunda com relação ao trânsito”, destacou o comandante da Polícia Militar de Caçador, tenente-coronel Renato Leandro de Medeiros.

Já estão mapeados 35 pontos em ruas de grande fluxo de veículos, onde os motoristas imprimem alta velocidade. “Vamos atuar nestes pontos, de forma intensa. Queremos preservar vidas. O motorista que andar dentro da Lei não vai se incomodar. Já quem fizer ao contrário, será penalizado”, completou o comandante.

Em Caçador, existem mais de 270 lombadas, além de mais dezenas de pedidos para novos redutores de velocidade. “Infelizmente, vemos os motoristas abusando da velocidade em vários pontos da cidade, em locais onde há trânsito intenso de pedestres. Isso coloca em risco várias vidas. Sabemos que estamos vivendo em um mundo onde as coisas estão cada dia mais aceleradas, mas se temos determinado horário para chegar, devemos sair com antecedência para não ultrapassar o limite de velocidade”, salientou o prefeito Saulo Sperotto.

Em 2017, foram registrados 1167 acidentes de trânsito, em Caçador. Destes, mais de 250 com lesões corporais. Já em 2018, até o mês de novembro, já foram mais de 900 acidentes. “Tivemos uma redução nos acidentes por causa do trabalho realizado pela Polícia Militar e Guarda Municipal nas ruas de Caçador, com fiscalizações de trânsito. Mas, ainda assim, este número é alto e, muitos poderiam ser evitados caso o motorista estivesse em menor velocidade”, destacou o tenente Célio Alvarenga.

Já o diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves, ressaltou que existe uma boa maneira de burlar o radar. “Basta andar dentro da velocidade máxima permitida na via. Só serão multados motoristas que andarem fora da Lei. Quem cumpre a Lei, estará tranquilo”, finalizou.

Parceria da Prefeitura com as polícias

A parceria da Prefeitura de Caçador com as polícias Civil e Militar já resultou em 4 veículos adquiridos (2 para a Polícia Militar e 2 para a Civil), bem como apoio com a cessão de servidores, por exemplo. “A segurança pública é dever do Estado, mas nós estamos trabalhando juntos para podermos dar mais tranquilidade para a nossa população. Em breve, teremos 300 câmeras de segurança instaladas em Caçador, também em parceria com a PM e a Polícia Civil. Tudo isso tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou o prefeito Saulo Sperotto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sobre Notícia Hoje

O Portal Notícia Hoje foi criado com o objetivo de ser uma alternativa na comunicação online. Trazendo notícias de Caçador e região, aborda política, economia, segurança, esportes e variedades e já se consolidou como referência na informação com rapidez e credibilidade.

Veja também

Senai Caçador está com vagas abertas para curso Técnico em Administração para 2019

O Senai Caçador está com vagas abertas para o curso de Técnico em Administração para …