Notícias de Caçador e Região

Queijo de Caçador é premiado no concurso nacional Prêmio Queijo Brasil

O produtor vende seus queijos na Feira do Produtor Rural.

O produtor Luis Petrycowski, da Linha Caixa D’Água, recebeu o reconhecimento na categoria Prata do concurso Nacional “Prêmio Queijo Brasil”. Ao todo, foram 718 queijos inscritos do Brasil inteiro. O produtor vende seus queijos na Feira do Produtor Rural.

Esta foi a quinta edição do maior evento relacionado com o Queijo Artesanal Brasileiro já realizado no país. No encontro, que aconteceu na Assembleia Legislativa de SC entre os dias 18 a 22 de setembro, foram tratados de diversos temas relacionados ao queijo artesanal.

“A Epagri de Caçador vem trabalhando há algum tempo a valorização dos produtos artesanais locais, produzidos por famílias da agricultura familiar. O queijo é um produto artesanal de origem animal e está presente no lar de muitas famílias caçadorenses. O queijo de leite cru é um produto bastante apreciado e consumido pelas famílias que aqui vivem”, afirmou a extensionista Daniela Helena Conorath.

Os queijos inscritos para a premiação foram avaliados por chefs, jornalistas e especialistas em queijos. Os critérios de avaliação foram Aspecto/Aparência, Olfato/Aromas, Textura e Sabor.

O corpo de jurados foi constituído de dois grupos: técnico, que avaliaram os queijos quanto aos possíveis problemas tecnológicos de fabricação; sensorial, que tinha como princípio avaliar os queijos desde um ponto de vista comercial, buscando qualidades gustativas e olfativas, possibilidades de receitas gastronômicas.

A soma total da avaliação foi determinante para qual premiação o queijo recebeu. “Cada queijo inscrito receberá o resultado da avaliação com o intuito de possibilitar o estudo e as possibilidades para melhorar seu queijo e condições comerciais”, detalhou Daniela.

O Prêmio Queijo Brasil é organizado pela COMERQUEIJO (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros) e esse ano contou com o apoio do Ministério da Agricultura.

Com informações Rádio Caçanjurê

Veja Também

Comentários estão fechados.