Notícia Hoje

Queda no retorno de ICMS preocupa Prefeitura de Caçador

Os dados da situação econômica do município, dentro do contexto estadual, tendo como base os três últimos anos foram apresentados ao prefeito Saulo Sperotto. Os números fazem referência à receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na ocasião esteve presente o vice-prefeito, Alencar Mendes, o Secretário da Fazenda e Administração Osório Timmermann, o responsável pelo movimento econômico de Caçador Vitor Hugo de Lima, o secretario executivo da Amarp Clovis Biscaro e o contador responsável pelo movimento econômico da Amarp, Alexandre Ganazini.

De acordo com Vitor Hugo de Lima, o objetivo da apresentação foi expor os valores gerados e os reflexos que isso vai representar para o município nos próximos anos. “Foram expostas diversas situações nos segmentos de arrecadação onde demostram um crescimento lento de faturamento e consequentemente uma queda na arrecadação. A economia brasileira vem gerando números negativos em praticamente todos os setores e os reflexos também foram sentidos nos municípios, inclusive no nosso”, destacou.

Publicidade

Para se ter uma ideia, de janeiro de 2016 para 2017, houve uma retração de 12,5% na arrecadação do ICMS. Com relação a 2015, o incremento foi de 13,1% e, para 2017, de apenas 0,6%.

Apesar de em fevereiro ter havido uma retomada nos números, mesmo assim ainda houve uma perda de considerável com relação ao ano passado: de 8,4% em 2016 para apenas 4,7% em 2017.

“Nosso trabalho é reverter estes números. Para isso precisamos trabalhar com planejamento para a abertura de novas empresas no município. Vamos melhorar o nosso movimento econômico”, concluiu o prefeito Saulo.

Sair da versão mobile