Os dados da situação econômica do município, dentro do contexto estadual, tendo como base os três últimos anos foram apresentados ao prefeito Saulo Sperotto. Os números fazem referência à receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na ocasião esteve presente o vice-prefeito, Alencar Mendes, o Secretário da Fazenda e Administração Osório Timmermann, o responsável pelo movimento econômico de Caçador Vitor Hugo de Lima, o secretario executivo da Amarp Clovis Biscaro e o contador responsável pelo movimento econômico da Amarp, Alexandre Ganazini.
De acordo com Vitor Hugo de Lima, o objetivo da apresentação foi expor os valores gerados e os reflexos que isso vai representar para o município nos próximos anos. “Foram expostas diversas situações nos segmentos de arrecadação onde demostram um crescimento lento de faturamento e consequentemente uma queda na arrecadação. A economia brasileira vem gerando números negativos em praticamente todos os setores e os reflexos também foram sentidos nos municípios, inclusive no nosso”, destacou.
Para se ter uma ideia, de janeiro de 2016 para 2017, houve uma retração de 12,5% na arrecadação do ICMS. Com relação a 2015, o incremento foi de 13,1% e, para 2017, de apenas 0,6%.
Apesar de em fevereiro ter havido uma retomada nos números, mesmo assim ainda houve uma perda de considerável com relação ao ano passado: de 8,4% em 2016 para apenas 4,7% em 2017.
“Nosso trabalho é reverter estes números. Para isso precisamos trabalhar com planejamento para a abertura de novas empresas no município. Vamos melhorar o nosso movimento econômico”, concluiu o prefeito Saulo.