A terça-feira (09) foi marcada pelo calor em todo o Estado e também pela chuva mais forte em alguns municípios. Essa chuva, mesmo que forte, ocorreu de forma mal distribuída. Compare os volumes de chuva listados abaixo. Numa cidade choveu bastante e na cidade vizinha um volume bem menor:
93,4 mm Ouro
18,4 mm Luzerna
62,8 mm São Bento do Sul (Planalto Norte)
4,2 mm Rio Negrinho (Planalto Norte)
41,8 mm Rio das Antas
4,2 mm Caçador
Dados: Ciram
Um detalhe importante é que a maior parte dos volumes de chuva ocorreram num curto espaço de tempo, e foi isso que contribuiu para os transtornos, como alagamentos e enxurradas. Exemplo do município de Ouro, onde mais da metade dos 93,4 mm de chuva precipitaram em apenas uma hora.
TEMPO INSTÁVEL
A quarta-feira (10) tem tempo instável em Santa Catarina, e isso acontece por conta de dois sistemas meteorológicos. Um deles, é um centro de baixa pressão, que faz nuvens carregadas se formarem sobre os países vizinhos, são esses coloridos na imagem de satélite, que avançam em direção ao nosso estado. O outro motivo é uma frente fria passando pelo Oceano que contribui para que as nuvens sigam bem presentes.
Dessa forma a quarta-feira será um dia de céu mais nublado na maior parte das cidades, com o sol aparecendo um pouco em pontos do Norte e do Vale do Itajaí. Ao longo do dia há previsão de chuva, que ocorre num número maior de cidades entre o período da tarde e da noite.
Isoladamente podemos ter tanto volumes elevados de chuva quanto temporais. No entanto, esta chance é maior para o Oeste. Em relação as temperaturas, elas diminuem em relação ao dia anterior, mas ainda trazem um pequeno aquecimento em pontos do Norte e Vale do Itajaí, como o mapa mostra:
Com informações NSC Total