Notícias de Caçador e Região

Proteção de nascentes e saneamento rural são destaques em Caçador

Comitiva da Prefeitura de Caçador esteve em uma propriedade rural avaliando as melhorias levadas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) através da implantação dos Caxambus pelo programa SOS Nascentes, modelo que protege as nascentes contra contaminações e fornece água potável o ano inteiro às famílias do campo. Também foi apresentado o projeto piloto de saneamento rural. Presentes estiveram o prefeito Beto Comazzetto, o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, a diretora de meio ambiente Raquel Almeida e o vereador Neri Vezaro, que foram recepcionados pelo produtor rural Almir Hoffmann.

A Fundema além dos caxambus também desenvolve este projeto piloto de saneamento rural.

“A Fundema fornece todo o material para que o Caxambu seja feito e nós entramos com a mão de obra, é uma parceria em benefício do meio ambiente. Fizemos a proteção da nascente, plantamos a mata ciliar. Estamos preservando o bem mais precioso que é a água, que garante a vida no interior e nas cidades”, disse o agricultor Almir.

Pavelski explica que para continuar o trabalho de melhora na qualidade da água nos afluentes e córregos do Rio do Peixe, do qual é captada a água para o consumo da população do município, a Fundema além dos caxambus também desenvolve este projeto piloto de saneamento rural, onde são montados kits de caixa de gordura, fossaséptica e filtro anaeróbico nas propriedades rurais para que os agricultores façam a instalação nas residências. “Com isso evitamos que os dejetos contaminem o solo, as nascentes, e consequentemente a qualidade da água para os cidadãos, contribuindo com o meio ambiente como um todo”, salienta.

O prefeito Beto Comazzetto disse que estas ações são muito positivas no que diz respeito ao impacto ambiental e na saúde dos cidadãos, tendo reflexos futuros. “Vimos a qualidade da água e o trabalho realizado em parceria com os moradores, ficamos muito contentes com os resultados. A responsabilidade sobre as questões ambientais foramtratadas por todos os envolvidos e parabenizo a cada morador que se comprometeu junto a Fundema na realização deste projeto. Este é um trabalho que daqui 20, 30 anos veremos a real importância, pois a preservação acontece agora e reflete em nosso futuro”.

A Fundema além dos caxambus também desenvolve este projeto piloto de saneamento rural.

A diretora de meio ambiente Rachel Almeida revela que pelo SOS Nascentes foram implantados na área rural de Caçador 138 caxambus e que a eficácia já foi comprovada. “Normalmente as pessoas fazem uso de água de poço ou nascentes que estão abertas, e estes são fatores que facilitam para contaminação da água. Com o caxambu, temos análises que comprovam a eficiência da proteção e a potabilidade da água”.

O vereador Neri Vezaro parabenizou a Prefeitura de Caçador por prestar esta assistência às famílias rurais e também parabenizou as famílias que estão cada vez mais conscientes quanto as questões de saúde e meio ambiente. “Isso significa uma avanço na conservação das fontes e nascentes e o sistema caxambu não precisa ser implantado apenas nas fontes onde as famílias pegam água para consumo. Entrando em contato com a Fundema, as famílias do campo poderão ter outras fontes e nascentes também protegidas melhorando o meio ambiente como um todo para o futuro. Quem ganha é toda a sociedade”, avalia.

 

Veja Também
Comentários
Loading...