Com o lema: “Juntos somos mais fortes”, professores do SENAI/SC em Caçador tem oportunizado o desenvolvimento de competências socioemocionais como a empatia, o respeito, autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas.
A ação acontece no projeto: “Inclusão e EU: quais direitos? Quais deveres?”. O objetivo é desenvolver a capacidade de adotar comportamento ético, identificar e praticar os direitos e deveres de cada cidadão, entre outras. O projeto conta com apoio do Comitê: Incluir para Crescer da Regional Centro Norte da FIESC.
Representantes do comitê realizam palestras aos alunos e interagem no desenvolvimento das atividades. O projeto está sendo desenvolvido com os alunos do curso: Aprendizagem Industrial de Assistente de Produção- vespertino, sob coordenação da professora Silvia Carla Comelli Ribeiro, contando com o apoio do professor regente de turma, Ery da Silva Soares Filho.
Segundo Fabiana Kremer, coordenadora Pedagógica do SENAI – Região Centro Norte, aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento de competências socioemocionais cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar ao longo de toda a vida.
Saiba mais
As competências socioemocionais incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida. Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a trabalhar e aprender a ser. Ou seja, são parte da formação integral e do desenvolvimento de todos.