Notícias de Caçador e Região

Projeto para novos pontos de ônibus envolve também reestudo de linhas urbanas

O projeto para novos pontos de ônibus, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Caçador há cerca de 6 meses, envolve também um reestudo das linhas urbanas de transporte coletivo.

Os novos pontos devem começar a ser instalados em breve e serão adaptados para portadores de necessidades especiais, bem como adequados aos mais diversos tipos de calçadas existentes em Caçador.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) está em fase final de elaboração dos projetos dos pontos de ônibus, que serão diferenciados em locais de maior fluxo para os de menor.

Na primeira etapa, o investimento total deve ultrapassar os R$ 150 mil para 10 pontos. Ao todo, existem hoje cerca de 250 paradas de ônibus em Caçador. “Nunca houve um estudo para se verificar quais eram as necessidades em relação aos pontos de ônibus. Agora, estamos terminando o mapeamento digital de todas estas paradas, bem como realizando os orçamentos para prepararmos o processo de licitação”, destacou a presidente do IPPUC, Karina Pompermayer.

O objetivo da Prefeitura é ter pontos de ônibus padronizados, tanto no Centro quanto nos bairros e não apenas a inserção a esmo, como se realizava até então. “Vamos contratar o Plano de Mobilidade Urbana que nos dará um panorama completo de funcionamento das linhas de transporte coletivo. Com isso, poderemos ter uma noção de onde instalar novas paradas de ônibus, por exemplo, e quais linhas necessitam passar em determinadas localidades”, completou Karina.

O problema dos pontos de ônibus se estende em Caçador há vários anos, mesmo em locais onde estas paradas existem e são cobertas, já que elas são abertas nas laterais e, em dias de chuvas, não protegem quem está embaixo. “Estes abrigos novos serão construídos para realmente protegerem os cidadãos”, finalizou Karina.

Ass. Imprensa Prefeitura de Caçador

Veja Também

Comentários estão fechados.