Notícias de Caçador e Região

Projeto discute “Sexualidade e gravidez na adolescência”

O programa Viver Bem na Escola desenvolveu mais uma oficina na Escola Estadual Dante Mosconi, trazendo o tema “Sexualidade e gravidez na adolescência” para os alunos de 7º e 8º anos.

O bate papo foi com o ginecologista e obstetra Dr. Francisco Antônio Ogibowski, médico cooperado da Unimed Caçador, que em pouco mais de uma hora, tirou dúvidas e orientou cerca de 50 meninos e meninas. “A sexualidade ainda é um tabu a ser discutido na escola e até mesmo em casa. Talvez os pais não estejam preparados para falar sobre o assunto e, diante da velocidade da comunicação, muitos jovens recorrem à internet em busca de informações, o que muitas vezes não é tão confiável”, destaca o médico.

viver-bem-sexualidade

A mudança do corpo dos adolescentes, tanto meninas quanto meninos, é o que desperta o olhar para a sexualidade. “E muitas vezes, isso vem desacompanhado da responsabilidade, fazendo com que os jovens pensem ‘comigo não acontece’. A falta de prevenção, conhecimento e orientação faz com que o resultado deste comportamento acabe em uma gravidez indesejada ou ainda em uma doença sexualmente transmissível”, alerta. Portanto, Ogibowski sugere que, iniciando a vida sexual, a pessoa deve procurar um especialista para tirar todas as dúvidas e receber as informações corretas sobre o assunto.

O médico ainda falou sobre a prevenção, não só da gravidez na adolescência, mas também das doenças sexualmente transmissíveis. “Claro que os métodos contraceptivos, que são vários, são importantes, mas mais importante que isto é o uso de preservativos, o que evita a transmissão de doenças sexuais, muitas vezes sem cura, com a Aids e o HPV”, alerta.

wpp

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.