Notícias de Caçador e Região

Profissionais da Saúde Bucal se mobilizam para auxiliar servidores da saúde

A mobilização para atender os pacientes com sintomas de coronavírus em Caçador, bem como para auxiliar os profissionais da saúde que estão na linha de frente do atendimento, dando a eles maior estrutura e segurança , tem movimentado diversos setores da Administração Municipal.

Neste domingo (22), os profissionais que integram a Comissão de Saúde Bucal do Município confeccionaram 70 viseiras (proteção de rosto usada sobre o óculos e a máscara cirúrgica) para ser distribuidos entre aos profissionais da saúde. Este material será utilizado como emergência enquanto as viseiras padrão já encomendadas pela Secretaria de Saúde não chegam.

Além disso, os profissionais da saúde bucal tem se mobilizado para auxiliar em outras demandas. Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Maricelda Tonieto, a Comissão foi criada para orientar as ações da odontologia frente à pandemia do Coronavirus. A partir disso, decidiu-se iniciar uma campanha para arrecadar doações, inicialmente máscaras. “Com apoio da ABO, nossa Associação de Classe, em três horas conseguimos doações de 2.250 máscara cirúrgicas. Vieram de Cirurgiões Dentistas, Empresários, Instituições, Prestadores de Serviço”, destaca.

Na continuação, a equipe de Saúde Bucal passou a fazer outros contatos, solicitando mais doações como equipamentos de segurança ou matéria prima. “Conseguimos a doação de 20 sapatos de proteção, que já foram passados à enfermagem, e matéria prima para confeccionar Viseiras, que nós mesmos confeccionamos hoje (domingo) com a supervisão e o aval da Vigilância Sanitária, e que serão  úteis até que cheguem as Viseiras Padronizadas que foram adquiridas pela Secretaria da Saúde”, informou.

Maricelda destaca ainda que a equipe conseguiu material para fazer aventais e máscaras descartáveis. Está em curso também a possibilidade de  empresas disponibilizar costureiras. O que será de valiosa ajuda.

“Agradecemos todo este apoio e a receptividade das pessoas que procuramos. Isto motiva demais nosso trabalho, pela Saúde e por todos Servidores que hoje fazem frente no atendimento da população, no empenho em conter esta epidemia”, completa.

Outra notícia positiva vem da presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Caçador, Cynthia Simonini, que, juntamente com o demais associados, deverá disponibilizar um valor financeiro para a aquisição de novos materiais que serão utilizados para a confecção de novos equipamentos de proteção para os servidores.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.