Notícias de Caçador e Região

Professora da UNIARP vence Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016

5

Janaína Pereira dos Santos, professora do curso de Agronomia da UNIARP e pesquisadora da Epagri na Estação Experimental de Caçador é a vencedora do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016 na categoria Doutor. O prêmio é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) para destacar os melhores trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado desenvolvidos em instituições brasileiras e do exterior.

dra-janainaa

A vencedora inscreveu o artigo: “Suscetibilidade de genótipos de macieira a Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) em diferentes condições de infestação”, resultado de sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa avalia a suscetibilidade da macieira à mosca-das-frutas, que é a principal praga que ataca as frutíferas tropicais e de clima temperado.

A etapa final do prêmio ocorreu no XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em São Luís (MA) no dia 20 de outubro, quando os cinco finalistas defenderam seus trabalhos diante de uma Comissão Científica Julgadora. Os artigos foram avaliados com base em critérios como relevância do tema, originalidade, inovação, fundamentação teórica, adequação da metodologia, qualidade dos resultados, importância para a fruticultura brasileira e mérito científico.

Janaína recebeu, como premiação, um certificado de Menção Honrosa, um ano de anuidade da SBF e uma máquina fotográfica profissional. A vencedora é engenheira-agrônoma formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e tem mestrado (2005) e doutorado (2013) em Fitotecnia/Entomologia pela UFRGS. Desde 2007, atua como professora na UNIARP.

A coordenação do curso de Agronomia parabeniza a professora Janaína pela importante conquista. Seus conhecimentos qualificam ainda mais as aulas das duas disciplinas ministradas no curso: Entomologia I e II.

wpp

Veja Também
Comentários
Loading...