Notícias de Caçador e Região

Primeiros casos da variante Delta são confirmados em SC

Cinco casos da variante Delta da Covid-19, considerada mais transmissível, foram confirmados nesta terça-feira (20) em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), tratam-se de casos importados – de fora do Estado -, diagnosticados em tripulantes de um navio ancorado próximo ao porto da cidade.

O resultado do sequenciamento genômico foi confirmado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, que recebeu as amostras encaminhadas pelo Lacen/SC (Laboratório Central de Saúde Pública).

O Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), da Dive, foi notificado em 14 de julho e segue acompanhando as investigações dos casos em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de Joinville e a Secretaria Municipal de Saúdede São Francisco do Sul e de Joinville, que monitora os contatos intra-hospitalares.

Internações

Segundo a prefeitura de Joinville, que atendeu os viajantes, a investigação começou na semana passada, quando seis tripulantes com sintomas da Covid-19 entraram no Brasil pelo Porto de São Francisco do Sul. Eles vinham da África.

Os pacientes receberam atendimento em um hospital particular da cidade. Como a África possui registro de casos com a variante delta, as amostras foram enviadas para sequenciamento genético pela equipe da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville.

O material de cinco destes pacientes, então, apresentou condições de passar pelo sequenciamento genético, com resultado positivo para a variante delta.

O navio

O navio M/V ARISTIDIS, de bandeira do Chipre, chegou a Santa Catarina em 13 de julho, vindo da Austrália com saída registrada no mês de maio. Passou por Singapura, Índia, registrando a última parada na Ilha da Reunião, no continente da África, em junho.

A embarcação cumpre o regime de quarentena, segundo orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ao todo, 22 tripulantes estão no navio, 14 deles positivaram para a Covid-19 em 13 de julho. Dentre eles, seis precisaram de internação hospitalar por apresentarem sintomas moderados, sendo encaminhados para o município de Joinville.

Todos já receberam alta e retornaram para São Francisco do Sul com a recomendação de manterem isolamento no navio, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

A variante Delta
A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Até o dia 19 de julho, já foram confirmados 110 casos da Delta em território brasileiro, sendo que apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.