Notícias de Caçador e Região

Primavera em SC terá frentes frias, massas de ar polar e dias quentes com temporais

A primavera inicia nesta quinta-feira (22), às 22h04, e vai até o dia 21 de dezembro. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o trimestre de outubro a dezembro, que compreende a nova estação, deve trazer frentes frias, massas de ar polar típicas de inverno porém mais curtas, e dias quentes com temporais, à medida que o verão se aproxima.

Nesse período, deve haver grande amplitude térmica, com temperaturas mais frias ao amanhecer e anoitecer, e elevadas no período da tarde.

O fenômeno La Niña continua ativo no Oceano Pacífico Equatorial, diminuindo a frequência de chuvas. Porém, elas podem ser pontualmente intensas, dependendo da posição e intensidade dos eventos de temporais.

Sobre a estação em Santa Catarina

A estação mais florida do ano é marcada pela transição entre o regime de frentes frias e massas de ar polar que predominam no inverno e os dias quentes com temporais, típicos do verão. Assim, a previsão é que sejam observados fenômenos característicos de ambas as estações em Santa Catarina nos meses da primavera.

Nesta época do ano, o mais comum são os temporais, que geralmente ocorrem de maneira isolada, e são causados pela combinação entre áreas de baixa pressão, presença de umidade e aquecimento diurno.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Região Sul do Brasil poderá ter episódios de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.

Com informações ND Mais

Veja Também

Comentários estão fechados.