Notícias de Caçador e Região

Primavera começa com registro inusitado de neve em Santa Catarina; confira o momento

A primavera começou com frio e registro inusitado de neve em Santa Catarina. Houve registro em municípios da Serra Catarinense, como São Joaquim e Urupema. Por lá, a paisagem ficou branca, encoberta pelos flocos de gelo, que caíram durante a madrugada. Turistas e moradores aproveitaram para registrar o momento.

 

De acordo com monitoramento da Epagri Ciram, a maioria dos municípios catarinenses amanheceram com temperaturas perto de 0°C, nesta sexta-feira (23).

Neve na primavera?

A primavera no hemisfério Sul começou na quinta-feira (22), às 22h04. Mas é normal nevar nesta estação? De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra, a primavera é uma estação de transição, por isso é comum ter alguns eventos de frio tardio,  onde registros de geada costumam ser mais habituais de acontecerem. Quanto a neve, o meteorologista explica que é considerado um evento mais atípico para a época.

Além disso, que a chance de registrar essas condições são maiores no começo da nova estação. Já “ao longo dos meses de outubro e novembro, que ainda são primavera, começa a ficar muito mais raro”.

Frio intenso

A Defesa Civil emitiu alerta de frio intenso em Santa Catarina, que deve persistir até a madrugada de sábado (24). Para esse período, são esperadas temperaturas  negativas entre o Meio-Oeste e os Planaltos. Já nas áreas altas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e restante do Oeste do Estado, as mínimas variam entre 0ºC e 5ºC e, no litoral, de 6ºC a 10ºC.

De acordo com a Defesa Civil, há condições de geada e congelamento nas pistas da Serra Catarinense.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.