Policiais rodoviários federais apreenderam nesta sexta-feira (7) 543 pedras de esmeraldas na BR 101, em Palhoça. As pedras estavam em um GM/Cruze com placas de Alvorada/RS, que foi abordado durante fiscalização em operação de combate ao crime.
Em fiscalização minuciosa, os agentes encontraram dois pequenos pacotes com pedras no console central do carro. Questionado se havia mais, o condutor entregou aos policiais mais alguns pacotes com as pedras.
O passageiro, de 35 anos, informou ser o proprietário de uma empresa de comércio de gemas de esmeraldas e joias no município de Farroupilha/RS, e que carregava consigo as pedras para realizar a compra de um imóvel na região da Grande Florianópolis e Balneário Camboriú.
Na tentativa de confirmar as informações, o passageiro disse aos agentes três números de CNPJ, porém nenhum coincidia com as informações prestadas, que não convenceram os agentes sobre a regularidade do transporte.
No momento da abordagem, agentes da Receita Estadual de Santa Catarina estavam presentes e realizaram os procedimentos cabíveis. Por não haver confirmação da procedência das esmeraldas, os dois homens foram encaminhados à Polícia Federal em Florianópolis por suspeita de usurpação de bem ou matéria-prima da União e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.