A previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram indica um grande volume de chuva, ventos fortes e raios em Santa Catarina a partir desta quinta-feira, 8, com possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. As regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte devem ser as mais atingidas pelos temporais. O acumulado médio de chuva deve ser de 40 a 60 mm e pontuais de até 100 mm, sobretudo no Oeste. Nas demais regiões, a chuva ocorre especialmente no período da tarde e noite, com menor volume de 20 a 40 mm.
“Vai chover em todas as regiões do Estado, inclusive já começaram nesta manhã no Oeste, Litoral Sul e alguns locais da Grande Florianópolis. Hoje, principalmente no Oeste, será de muita chuva com descargas elétricas e rajadas de ventos, mas é uma condição normal, que geralmente é observada nesta época do ano, quando o calor começa a ficar mais forte. Os ventos podem chegar até 60 quilômetros por hora, mas diferente da condição excepcional que ocorreu no fim de semana no litoral. O vento deve ser forte, mas não em escala tão grande”, explicou o meteorologista da Epagri/Ciram Erickson de Oliveira.
Conforme Erickson, na sexta-feira a chuva mais forte está prevista para o Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, os volumes podem chegar a 100 mm em 24 horas. Também existe a possibilidade de queda de granizo, devido à forte instabilidade da atmosfera. “O Sul do Brasil é uma das regiões com maior frequência desse tipo de fenômeno, considerado comum nesta época. É preciso que as pessoas tomem muito cuidado, porque as descargas elétricas podem infelizmente ser fatais, principalmente em áreas abertas”, disse.
No sábado, a chuva persiste em Santa Catarina, com intensidade moderada a forte na madrugada e manhã, com maior acumulado no Norte do Estado (40 a 60 mm em média).
Recomendações da Defesa Civil SC:
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
>>> Acompanhe as informações da Defesa Civil pelo site e pelo Facebook.
A Defesa Civil classifica os níveis de criticidade como Observação, Atenção e Aviso.