Notícias de Caçador e Região

Prévia do IBGE aponta pouco mais de 74 mil habitantes em Caçador

O IBGE enviou nesta quarta-feira, dia 28, ao Tribunal de Contas da União (TCU), uma prévia da população calculada com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. Os dados apontam uma população de 207.750.291 habitantes no Brasil até a data.

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o TCU. Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir de 83,9% da população recenseada.

“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

Os números mostram a região Sudeste como a mais populosa do país, com mais de 87 milhões de habitantes. São Paulo é o maior estado, com mais de 46 milhões.

Santa Catarina, segundo os dados prévios do Censo 2022, tem pouco mais de 7,7 milhões de habitantes (veja a população de cada município catarinense logo abaixo).

As informações entregues ao TCU servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.