A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou nesta terça-feira, 15, a entrega da Casa de Passagem para Famílias Indígenas (CAFI). O local tem o objetivo de acolher temporariamente as tribos que passam pelo município.
A casa possui uma cozinha, dois quartos, dois banheiros, ambiente externo cercado e câmeras de segurança, monitoradas pela Guarda Municipal. Ainda, oferece conforto para o descanso, higiene para as refeições, banheiros individualizados e chuveiro, roupas de cama e guarda volumes, podendo acolher até 15 pessoas.
“Nós não temos tribo de índios em nosso município, mas temos os itinerantes que passam por Caçador, com o intuito de vender seus artesanatos. Por isso, decidimos ceder uma moradia temporária, para que as mulheres, homens e principalmente as crianças, tenham um lugar confortável e seguro para ficar”, afirma o secretário de Assistência Social, Januário Atanásio dos Santos.
O acompanhamento das famílias estará sob a direção do CREAS e das equipes de acolhimento da Alta Complexidade e Sobreaviso. “A cada três meses (90 dias) ficará na casa uma das tribos que já frequentam o nosso município, que são a do Rio Grande do Sul e do Paraná. Nesses três meses, eles poderão ficar na casa, realizar o comércio e voltar para a cidade em que residem”, complementa Januário Atanásio dos Santos.
“Esperamos que a casa seja um diferencial em nossa cidade. Parabenizamos a Prefeitura pela brilhante iniciativa”, enfatizou a representante do Conselho Municipal da Assistência Social, Eliane Balvedi Medeiros.
“Diversas vezes abrigamos essas famílias, principalmente durante o inverno, na Casa de Passagem de Caçador, mas agora elas terão um espaço próprio para ficar. Este é um importante avanço, na área de Habitação e Assistência, que estamos dando em nosso município, proporcionando uma moradia segura e de qualidade”, finaliza o prefeito Saulo Sperotto.