A Prefeitura já está resolvendo os problemas com as lombadas de Caçador. Há mais de 2 anos o Ministério Público ingressou com uma Ação Civil Pública solicitando um estudo completo e a adequação ou retirada de todos os redutores de velocidade existentes na cidade e nas rodovias estaduais.
De lá para cá, não foram tomadas medidas com relação a esta ação. Entretanto, no final do mês de março deste ano, a atual administração encerrou o estudo técnico, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ippuc), em parceria com a Guarda Municipal, que constatou que 129 lombadas e 35 faixas elevadas estão irregulares.
“A partir de então, já começamos a preparar, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e a Guarda, o planejamento para que seja possível realizar a adequação”, destacou a presidente do IPPUC, Karina Pompermayer.
As adequações devem iniciar nos próximos dias nos pontos mais críticos, como na rua São Francisco de Assis, na rua Santa Cecília (em frente ao Pierina) e na rua Moacir Sampaio (próximo da praça do Berger).
O levantamento dos custos para a substituição das lombadas também está sendo realizado. “Vamos iniciar as tratativas com o Poder Judiciário no sentido de tentar reduzir ou, até mesmo, evitar que os cofres públicos tenham que arcar com a multa gerada pelo não-atendimento da liminar, que deveria ter sido cumprida ainda em 2016”, completou o procurador Geral do Município, Claudio Fávero Junior.