Notícias de Caçador e Região

Prefeitura entrega nova creche no Rancho Fundo e ampliação da escola Pierina, no Municípios

As obras foram realizadas através da construção de salas modulares

A Prefeitura de Caçador entregou, nesta sexta-feira, 21, uma nova creche para o bairro Rancho Fundo, além da ampliação da escola Pierina Santin Perret, no Municípios.

As obras foram realizadas através da construção de salas modulares, um sistema rápido e seguro que a atual administração implantou, desde 2019.

Nesta semana, foram entregues também as ampliações das escolas Vereda dos Trevos, Henrique Julio Berger e Alcides Tombini. Ainda no ano passado, já haviam sido entregues as obras na Maria Luiza Barbosa e na Ulysses Guimarães.

No Rancho Fundo, a abertura da creche era uma reivindicação bastante antiga dos pais. “Quando assumimos a administração, em 2017, estivemos aqui nesta comunidade e nos comprometemos em construir esta creche. Inclusive, havia um recurso do Governo Federal para as obras, mas em um terreno inviável e com um modelo de construção que não se aplica para a nossa região”, explicou a secretária de Educação, Josete Estrowispy.

Por isso, este novo modelo construtivo foi implantado pela Prefeitura. “Tivemos alguns contratempos burocráticos, mas nada que se compare ao tempo de construção no modelo convencional, onde, por exemplo, a creche do Alto Bonito demorou 7 anos para ficar pronta. Aqui, estamos fazendo esta entrega pouco mais de 6 meses depois do início da construção”, completou Josete.

A nova creche do Rancho Fundo vai contemplar 65 crianças. “Mas, se existir a necessidade, temos opção de ampliar ainda mais, de forma rápida, proporcionando espaço para mais alunos”, explicou o prefeito Saulo Sperotto.

Com as ampliações, a Prefeitura conseguiu zerar o déficit de vagas na Educação Infantil e, para se ter uma ideia, em 3 anos, foram criadas mais de 1 mil novas vagas para alunos das escolas municipais. “Aos pais, podemos garantir que, a partir de agora, seus filhos estão muito bem cuidados, em um ambiente muito especial. Obrigado a vocês pela compreensão e confiança e que bom que estamos todos aqui para comemorar esta entrega”, destacou o vice-prefeito, Alencar Mendes.

A preocupação em se criar espaços de forma rápida para acolher os alunos é um dos grandes destaques destas ampliações. “Não podíamos esperar novamente vários anos para que abríssemos vagas aqui nesta comunidade. Criança tem que estar na escola e nós temos que proporcionar condições para que isso seja possível e é o que estamos fazendo. Além disso, vamos construir o passeio em volta de toda a escola Padre José Chamot, além de asfaltar estas ruas do entorno”, garantiu o prefeito Saulo.

No Pierina, 100 novas vagas foram abertas

Na escola Pierina, com as ampliações, foram abertas 100 novas vagas para as crianças. “Antes, os alunos estavam em uma sala alugada, com acessibilidade bastante comprometida. Agora, proporcionamos para que eles estudem aqui dentro da escola, com toda a segurança e conforto”, explicou a secretária Josete.

“Ficamos muito felizes em poder entregar estas ampliações, bem como diversas melhorias aqui na escola Pierina, proporcionando um ambiente ainda mais agradável para todas as nossas crianças”, acrescentou Alencar.

O prefeito Saulo reforçou que além de todas as obras de ampliações e reformas realizadas nas escolas municipais, foram instaladas câmeras de segurança em todos estes locais. “Precisamos proteger o nosso bem mais precioso, que são as pessoas, principalmente as crianças, que estão agora em ambientes monitorados e com toda a segurança necessária. E continuaremos fazendo ainda muito mais pela educação, para melhorar a qualidade de vida de todos”, finalizou.

Investimentos

Nesta primeira etapa de ampliações, através das salas modulares, a Prefeitura já investiu mais de 1,9 milhões, contemplando 7 escolas, com 18 novas salas de aula, cozinha, banheiros, administrativo e lavanderia.

Em breve, serão entregues também as obras de ampliações da escola do Castelhano, que é de tempo integral, bem como das creches do Alto Bonito e do Santa Clara.

Creche Vanderléia Aparecida Birnfeld

A denominação do Centro Municipal de Educação Infantil Vanderléia Aparecida Birnfeld, localizado junto à Escola Municipal de Educação Básica Padre José Chamot, presta uma justa e singela homenagem a uma pessoa que viveu em Caçador, construindo sua vida e sua família, contribuindo significativamente para o progresso e o engrandecimento desta terra.

Vanderléia iniciou sua vida funcional em 5 de abril de 1995 contratada em caráter temporário como professora de ensino fundamental anos iniciais na Escola Adolfo Konder. No ano seguinte, trabalhou na escola Pedro Castelli, depois Castelo Branco.

Em 9 de fevereiro de 1998 prestou concurso e foi efetivada na escola Isolada Nicolau Kmita, trabalhou nas escolas Maria Luiza Barbosa, Henrique Júlio Berger, Pierina Santin Perret, Nossa Senhora Salete, Walsin Nunes Garcia.

Em 2016 estava trabalhando na EMEB Morada do Sol no laboratório de Informática, quando faleceu de forma trágica.

Veja Também
Comentários
Loading...