Notícias de Caçador e Região

Prefeitura divulga novas orientações quanto às doses da vacina contra Covid

Com o avanço da vacinação em Caçador, a Prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, orienta:

1- Para quem ainda não fez nenhuma dose da Vacina

É necessário fazer a vacina chamada de “D1”. A aplicação destas doses está disponível nos postos de saúde, que possuem salas de vacinação. Bom Sucesso, CAIC, Posto Central, Martello, Municípios, Santa Catarina, Taquara Verde.

Podem comparecer a estes postos tanto os adultos (a partir de 18 anos) quanto os jovens e adolescentes (de 12 a 17 anos).

Uma observação importante a ser destacada a todos é que pode ocorrer de a vacina não ser aplicada no momento em que a pessoa chegar até o posto, para que não se corra o risco de abrir um frasco e não utilizar todas as doses.

Os postos, às vezes, precisam fazer uma espécie de “programação” para que, uma vez aberto, todas as doses daquele frasco sejam utilizadas. Para isso, é realizado um cadastro telefônico, de maneira a programar o retorno daquela pessoa ao posto para receber a vacina.

 

2- Para quem já recebeu a D1 e já está no prazo de fazer a D2

A segunda dose (D2) da vacina tem um prazo definido pelo fabricante e pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para ser aplicada. Esse prazo é variável de acordo com a marca da vacina aplicada como D1 e deve ser observado a partir da carteira de vacinação.

Essa vacina deverá ser feita através do sistema de agendamento de vacinas, disponível na página da prefeitura municipal. https://www.saudecacador.com.br/agenda-vacina/

Quem tiver alguma dificuldade de acessar, pode ligar na Secretaria de Saúde e obter mais informações, através do 3561-0978.

O sistema de agendamento de vacinas está conseguindo realizar cerca de 500 aplicações por dia e já atendeu mais de 10 mil pessoas desde sua implantação.

 

3- Para quem faz parte dos grupos aptos a receber a D3.

Por orientação do Ministério da Saúde, foi definido que alguns grupos devem receber uma terceira dose de vacina (D3). Estes grupos são as pessoas acima de 70 anos, os profissionais de saúde e os pacientes imunossuprimidos.

Para pessoas acima de 70 anos e para profissionais de saúde é necessário que o intervalo entre a D2 e a D3 seja de, no mínimo, 180 dias. Para os imunossuprimidos, este intervalo precisa ser de, no mínimo, 28 dias.

Em relação a estas doses, serão realizadas “ações de vacinação” sempre na dependência do recebimento de doses e do volume de doses recebido. Já está sendo programada uma nova ação de vacinação para a semana que vem, assim que a Prefeitura receber um quantitativo suficiente de doses.

A princípio, as novas ações de vacinação serão realizadas exclusivamente para o público de D3.

“Com estas estratégias, para D1, D2 e D3 estamos conseguindo ótimos resultados e o atendimento a todos os grupos de nossa população. Fique atento à sua condição de enquadramento nestes grupos e siga as orientações para o recebimento de sua dose. Mantenha o comportamento de segurança, com o distanciamento e o uso de máscaras. Assim continuaremos a nos aproximar cada vez mais da volta à normalidade”, finalizou o vice-prefeito, Alencar Mendes.

Veja Também

Comentários estão fechados.