A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Saúde, inicia campanha de conscientização sobre o Outubro Rosa. O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
“Nosso intuito é enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos, em que é recomendado a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Quanto mais rápido o câncer é diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura, com tratamentos menos invasivos ao paciente”, afirma a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Marjuri Sgarbossa.
Em Caçador, de acordo com os dados do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), de 100 a 120 mulheres, por ano, apresentam alguma alteração no resultado do preventivo. Em 2021, até o final de agosto, 53 mulheres tiveram alguma alteração celular no resultado do preventivo, destas, seis foram diagnosticadas com o câncer de colo do útero e encaminhadas para o centro de referência em oncologia.
“O câncer pode se manifestar antes que os sintomas sejam aparentes ou identificados pelo paciente. Por isso, manter os exames em dia faz toda a diferença. A detecção precoce é fundamental para reduzir o índice de mortalidade da doença”, complementa Marjuri Sgarbossa.
Com isso, durante o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde estarão realizando o exame preventivo (papanicolau) e repassando orientações às mulheres, incentivando o autoexame das mamas e a solicitação de mamografia, quando necessário.
O horário de atendimento também será mudado, sendo das 17h às 20h, para que as mulheres, que trabalham em horário comercial, possam fazer o exame. Quanto ao dia D, será realizado em 23 de outubro, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.
“Às vezes, a correria da rotina faz com que algumas mulheres deixem a saúde em segundo plano. Por isso, estamos fazendo essa ação, para que os exames preventivos sejam realizados. O cuidado com a saúde deve ser sempre priorizado, por isso, não deixe para amanhã, faça o preventivo hoje”, finaliza o secretário de Saúde, Roberto Marton.
Confira o cronograma da realização do preventivo durante o mês de outubro, no link:
https://drive.google.com/file/d/1Rs7pYtGW38VrgwypK6C02PhYZW2UeKme/view?usp=sharing