Vereadores, prefeito e vice-prefeito mirins foram empossados em cerimônia realizada pela Câmara Municipal de Caçador através do Programa Câmara e Prefeitura Mirim. Durante a solenidade, realizada na tarde dessa terça-feira (8), no Plenário Osvaldo José Gomez eles prestaram o compromisso de posse, assinaram o termo e receberam as pastas do programa. Também na oportunidade foi prestada homenagem no Dia da Mulher, comemorado em 8 de março.
Os trabalhos da mesa de honra foram conduzidos por Ricardo Pelegrinello, presidente da Câmara de Caçador, junto ao prefeito de Caçador, Beto Comazzetto; a dra. Luciana Trentini, juíza da 6ª Zona Eleitoral de Caçador; Dirley Heller, gerente de Educação, e a professora Marina Cruz, ex-vereadora e autora do Programa Mirim.
“Acreditamos que o Programa Câmara e Prefeitura Mirim, é uma oportunidade oferecida aos alunos para se tornarem cidadãos responsáveis e convictos das suas ideias, obrigações e direitos, para que possam exercer o seu papel de agentes de mudanças sociais e construtores de um futuro promissor. Desejo a todos, sucesso na missão a vocês oportunizada, esperando que representem com dignidade e responsabilidade o seu papel”, destaca o chefe do Legislativo Municipal, Ricardo Pelegrinello.
Participaram do evento ainda a vice-prefeita de Caçador, Luciane Pereira; secretário de Educação, Paulo Gonçalves, Sirlei Braghini, da UAMC, Cleide Morona, da BPW. E os vereadores Adilberto de Oliveira, Alencar Mendes, Cleony Figur, Fernando Scolaro, Flávio Henrique dos Santos, Valmor de Paula e Wilson Binotto.
BETO COMAZZETTO, prefeito de Caçador
“Vocês são parte desse processo, que nesse ano completa a 15ª edição, e é reflexo de uma iniciativa que surgiu da Educação e aos poucos recebeu algumas melhorias. Nesse dia também parabenizo todas as mulheres que gradativamente aumentam a sua representatividade, e aproveito ainda para deixar a prefeitura à disposição, e parabenizar a todos vocês que foram os escolhidos para representar esse município”, frisa.
MARINA CRUZ, ex-vereadora e autora do Câmara Mirim
“Hoje vejo o meu sonho realizado aqui nessa cerimônia de posse, e agradeço a vocês pela coragem ao disputar uma vaga nesse Programa, através das suas escolas. Acredito que todos aqui sejam sementinhas lançadas no meio de uma floresta e que tão logo vão florescer e tornar-se árvores majestosas, como são os outros que por aqui também passaram. Parabéns”, elucida.
LUCIANA TRENTINI, juíza da 6ª Zona Eleitoral de Caçador
“Temos nesse evento representantes dos Três Poderes e uma nova juventude que esperamos ser exemplos e que ‘rendam frutos’. Vocês já passaram pelo processo eleitoral e a partir de hoje poderão fazer algo por suas comunidades, suas escolas. E é isso que pedimos a cada um de vocês, que possam representar, sendo a voz dos que o elegeram”, comenta.
ULISSES HAUFFE DE LIMA, prefeito mirim de Caçador
“Parabenizo os vereadores eleitos e agora devidamente empossados, e acredito que saberão representar as suas escolas desse município com muita responsabilidade, e que será um ano de novas experiências e grande aprendizado; e comprometo-me junto ao meu vice a cumprir todos os deveres do programa. Aproveito ainda para parabenizar a todas as mulheres no dia especial de hoje”, elucida.
EVELIN SABDITO, vereadora mirim
“Nós vereadores mirins, somos privilegiados e gratos por representarmos as nossas escolas fazendo com que esse momento seja importante para nossas vidas e para que possamos aprender a sermos cidadãos caçadorenses. Agradecemos assim a todos que confiaram o seu voto, e em nome de todos os vereadores mirins agradeço”, afirma.
Homenagem ao Dia da Mulher
Ainda durante a cerimônia de posse dos mirins a Casa Legislativa através do seu presidente, Ricardo Pelegrinello, prestou sua homenagem às mulheres. “Hoje é um dia especial: o dia 8 de março é um marco histórico, uma data que remete a uma tragédia, o que pressupõe que a data não é festiva, é de reflexão e retomada das lutas. Todas as mulheres precisam ser respeitadas em seus direitos. E hoje é uma boa maneira de inserir o debate sobre os direitos das mulheres e colocar o tema na agenda”, destaca.
Conforme o presidente da Câmara de Caçador, homens e mulheres devem buscar incansavelmente a igualdade de direitos: humanos, constitucionais legítimos, direito ao respeito, à dignidade, à educação, à moradia, à saúde, ao trabalho, à justiça, à cultura, à cidadania. “A mulher deve ser a cidadã construtora de outra história, entendendo que os hematomas de seu corpo, as cicatrizes ou as feridas abertas de sua alma, advém de uma herança cultural que só será superada por uma nova educação para meninos e meninas”, completa.