Início / Destaques / Pós-graduandos da UNIARP fazem visita técnica na empresa Rafitec

Pós-graduandos da UNIARP fazem visita técnica na empresa Rafitec

Dia 04 de maio, alunos do MBA em Lean Manufacturing da UNIARP fizeram uma visita técnica na empresa Rafitec – Soluções em Embalagem, localizada em Xaxim – SC. Os alunos foram acompanhados pelo professor Odacir Mondini, que trabalha no curso a disciplina de Ferramentas e Indicadores de Qualidade e Produtividade.

A Rafitec é uma empresa especializada na produção de embalagens de polipropileno para os mais diversos segmentos da agroindústria. Fundada em 1995, atualmente é a maior indústria de sacarias e big bags do Brasil. Possui cerca de 1.100 colaboradores que atuam juntos em quatro fábricas, destas, três na cidade de Xaxim/SC e uma filial em Xanxerê/SC.

O professor Odacir explica que a empresa está na jornada Lean há seis anos. Segundo ele, a base de sustentação são as pessoas e muitas horas e estudos de material, treinamentos e dinâmicas. “A liderança necessita compreender todas as técnicas e ferramentas para poder aplicar no momento adequado. O Hoshin Kanri indica à direção o caminho do momento atual até o estado futuro. A empresa obteve muitos resultados significativos, atuando sobre a eliminação de desperdícios, podendo assim reduzir seus custos de fabricação e melhorar a qualidade e a entrega. A evolução necessita ser constante e cada área tem suas metas definidas. A liderança envolve os colaboradores na busca de soluções de seus principais problemas. Kaizen semanais e a clínica da qualidade dão sustentação ao processo de melhoria contínua na empresa”, comenta.

Para a pós-graduanda Angelita C.K. Rocha, a visita proporcionou uma oportunidade diferenciada no contexto da visualização de seus processos e, principalmente técnicas em Lean Manufacturing que vem sendo implantadas na empresa. “A empresa nos recebeu prontamente, inclusive demonstrando seus processos e principais utilizações das ferramentas pertencentes a filosofia Lean, proporcionando a integração dos conhecimentos adquiridos durante as aulas com a prática vivenciada. A visita na empresa demonstra claramente a importância das visitas técnicas, especialmente em uma empresa focada no desenvolvimento das aplicações Lean, as quais são vistas durante nosso curso, oportunizando assim o conhecimento teórico e as vivências práticas”, destaca.

O professor Me. Vilmar José Zaccaron, coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu, agradece a empresa Rafitec pela oportunidade concedida a turma e a Universidade. Agradece também o professor Odacir Mondini pela programação e organização geral da visita. “Sem dúvida, o momento foi marcante para aproximar os alunos do MBA em Lean Manufacturing da realidade prática das ferramentas que fazem parte dessa filosofia de gestão”, frisa.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sobre Notícia Hoje

O Portal Notícia Hoje foi criado com o objetivo de ser uma alternativa na comunicação online. Trazendo notícias de Caçador e região, aborda política, economia, segurança, esportes e variedades e já se consolidou como referência na informação com rapidez e credibilidade.

Veja também

Jovem condenada por tráfico de drogas é presa pela Polícia Civil

  Na tarde desta quarta-feira (17), Agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Caçador …