Notícias de Caçador e Região

Porca dá à luz 33 leitões no Oeste

Um caso raro na suinocultura foi registrado no interior de Concórdia. Uma porca deu à luz 33 leitões na comunidade de Planalto na última quarta-feira, dia 06, na propriedade da família Decarli. Registros de casos parecidos são poucos. Dois deles são recentes: um aconteceu em Mato Grosso do Sul, onde nasceram 34 leitões, e outro há pouco mais de um mês, em Água Doce, com 33 filhotes.

Conforme informações apuradas, o nascimento ocorreu em duas etapas. Primeiro, nasceram 28 leitões. Em seguida, saíram mais cinco, completando a ninhada. No entanto, dois deles acabaram morrendo no processo de nascimento. O caso é tratado como raridade em Santa Catarina.

A média normal por gestação é de 14 filhotes. Trinta costuma ser a média de filhotes de suíno para o ano todo. Ainda segundo a família, nunca havia acontecido algo semelhante na propriedade. Foi preciso repartir a ninhada entre as outras mães para não deixar nenhum porquinho sem alimento. Os demais leitões estão saudáveis. Esta foi a segunda gestação desta porca neste ano.

 

Com informações da Rádio Rural

Veja Também

Comentários estão fechados.