Search
Close this search box.

Ponto de parada de caminhoneiros será instalado em Santa Cecília

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

o ponto de parada contará com estacionamento, banheiros, sala de descanso, sala de jogos, auditório para treinamento e consultório médico, entre outros espaços.

O município de Santa Cecília ganhará o  primeiro ponto de parada para caminhoneiros . Assim os motoristas que passarem pelo km 145 da BR 116 terão um local de descanso. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 27, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. A intenção é que a proposta sirva de modelo para a construção de pontos de parada em outras rodovias do país concedidas à iniciativa privada.

A expectativa dos órgãos é de que a Autopista Litoral comece a construir a obra até o final deste ano. O projeto foi desenvolvido em conjunto com o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes.

o ponto de parada contará com estacionamento, banheiros, sala de descanso, sala de jogos, auditório para treinamento e consultório médico, entre outros espaços.

De acordo com o deputado federal Jorginho Mello (PR), o Fórum Parlamentar Catarinense vinha cobrando da concessionária o cumprimento da Lei dos Caminhoneiros que tratam da jornada de trabalho e o descanso do motorista de caminhão. “É uma conquista importante para os caminhoneiros que vinham reivindicando, pois vão ter mais segurança para descansar, usar banheiros adequados e ter apoio na estrada”, disse o parlamentar.

Na ocasião, o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, falou sobre o projeto, que é um ponto de partida: “Esse projeto será um marco, daqui para frente os projetos que a ANTT vai aprovar nas concessionárias deverão seguir esse padrão. Trabalhamos muito para que pudéssemos dar ao caminhoneiro um lugar digno e decente para o seu descanso”.

A área de estacionamento e transbordo de carga perigosa será utilizada como ponto de apoio e parada para caminhoneiros no Km 145 da BR-116, no trecho que liga Curitiba (PR) até a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O local será especializado com equipamentos para atendimento a veículos acidentados ou com algum tipo de vazamento com produto perigoso. Além dos cuidados com a carga, a proposta é implantar atendimentos já oferecidos pelo programa SEST/SENAT, salas de apoio para a concessionária, ANTT e administração, assim como espaço para realização de eventos promocionais, palestras educativas, etc.

No evento, houve exposição da maquete do projeto executivo, que detalha a área que contará com 120 mil metros e deve ser dividida em seis blocos, cada um deles com 21 vagas de estacionamento, sendo construído conforme a demanda de veículos na rodovia.

O diretor-superintendente da Auto Pista Planalto Sulafirmou que o impacto do custo da obra no valor da tarifa cobrada pelo pedágio será “mínimo”. Sass acredita que a tarifa básica, hoje em R$ 4,10, poderá ficar R$ 0,15 ou R$ 0,20 mais cara a partir do início da obra.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp