Notícias de Caçador e Região

Poncho: a melhor peça da temporada

103

Se você está pensando em comprar roupas femininas para o inverno, uma dica valiosa é o poncho, espécie de casaco que não tem mangas. De origem indígena, os povos nativos dos Andes criaram o poncho para se proteger do frio rigoroso da região.

Portanto, o poncho é bastante tradicional na América Latina, especialmente em regiões como o Chile, o Peru e a Bolívia. Uruguai, Argentina e no sul do Brasil, onde o inverno é mais rigoroso, também utilizam bastante o poncho.

O modelo tradicional desta vestimenta é um retângulo com uma única abertura que fica na cabeça. Este agasalho cobre os braços, o ombro, o colo, mas não fica estruturado como a jaqueta ou o moletom, por exemplo, pois não tem mangas.

Versátil, a peça, além de esquentar, ajuda a criar um look mais despojado e urbano. Queridinho das fashionistas mundo afora, o poncho pode ser de vários materiais como o tricô, o veludo e a lã. É possível encontrá-lo em cores mais básicas como o preto, o vinho e o branco, ou, então, em uma paleta mais vibrante.

Como usar

O poncho é uma peça bastante democrática, já que todo mundo pode usar, inclusive os homens. Se você está um pouco acima do peso e quer disfarçar as gordurinhas, por exemplo, pode apostar neste item. Pessoas muito magras também podem optar pelo artigo já que a estrutura dá um pouco mais de volume ao corpo.

Geralmente, o poncho é usado em estações mais frias como o outono e o inverno. Mas não é uma regra restritiva, ou seja, é possível usá-lo também em climas mais amenos, porque ele já tem sido feito em tecidos mais leves.

Modelos

O modelo mais tradicional do poncho é o que só tem abertura na cabeça e deixa os braços cobertos, mas sem uma estrutura de costura. Existem também os ponchos que são totalmente abertos, em uma estrutura que lembra a dos quimonos.

Combinações

Independentemente do modelo, você pode combinar o poncho, por exemplo, com vestidos, saias e calças jeans. Até mesmo as peças mais estruturadas, como as de alfaiataria, podem compor o visual.

O importante é equilibrar as proporções. Por ser um pouco maior e mais largo, o poncho fica melhor com peças que sejam um pouco mais justas ou até mesmo mais curtas.

Calças

Uma dica certeira é combinar o poncho, que é mais volumoso, com calças mais justas, como as leggings e as jeans do tipo skinny. O look fica romântico e, ao mesmo tempo, urbano. A calça flare ou boca de sino também podem ser usadas com o poncho, pois é um modelo que até a altura do joelho é mais colado no corpo.

Vestidos

Se estiver um frio mais intenso, mas você não quer abrir mão de usar aquele vestidinho, pode apostar na combinação entre a meia-calça e o poncho.

Se o vestido for liso, você pode escolher um poncho mais colorido ou com estampas do tipo xadrez, boho (étnica) ou folk. Opte, portanto, por peças que criam certo contraste para diferenciar as camadas de roupas.

Saias

Saias também combinam com o poncho. Neste caso, para se proteger do frio, a opção da meia-calça pode ser mantida.

É interessante brincar com as proporções. Se você quiser usar uma saia mais curta, opte por um poncho um pouco mais comprido. Já, se a saia passar do cumprimento do joelho, uma opção mais curta fica melhor.

Poncho como peça única

Também é possível encontrar ponchos que são peças únicas. Eles funcionam como vestidos e, geralmente, são de tecidos mais pesados.

Se optar por esse modelo, fica interessante estruturar um pouco mais a cintura, por exemplo. Aposte, então, no uso de um cinto.

Cores

Os ponchos podem ser de várias cores. A escolha pelo tom depende do que você vai usar na peça de baixo. Então, se já estiver usando alguma estampa, como o xadrez, prefira um poncho mais neutro e vice-versa. Se já estiver com peças mais discretas, escolha um casaco mais chamativo, como os de estampa étnica.

Escolha o sapato

O poncho pode ser usado como todo tipo de sapato, desde scarpin até tênis. Mas se você quer manter-se protegida do frio, aposte nas botas. A ankle boot é sempre uma clássica. As over the knee, aquelas botas que vão até o joelho, também são boas combinações.

Veja Também
Comentários
Loading...