Search
Close this search box.

Polícias Civil e Militar adotam boletim de ocorrência unificado em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A forma como as polícias Civil e Militar do Estado registram e acompanham os boletins de ocorrência promete ser mais prática e inteligente a partir de agora. Com o lançamento da ferramenta Integra, que entrou em operação nesta quarta-feira, as duas corporações vão compartilhar uma mesma ferramenta de gerenciamento das informações, com bases de dados comuns, possível de ser acessada por policiais civis e militares nas suas atividades de investigação ou planejamento do policiamento.

Assim, cada boletim de ocorrência terá uma numeração única, seja com origem numa delegacia ou em uma unidade da PM. Até então, as instituições mantinham modelos próprios de registro e acompanhamento dos crimes, o que por vezes resultava em registros duplicados e na repetição de procedimentos.

Na prática, a mudança também significa que o cidadão só precisará fazer um único B.O para ter seu caso atendido. Era comum que uma pessoa vítima de furto, por exemplo, primeiro prestasse informações aos policiais militares no atendimento da ocorrência e, mais tarde, repetisse o processo numa delegacia.

—O cidadão tem um benefício direto. Não interessa se ele vai na delegacia, se ele vai na internet, na delegacia virtual ou se é atendido na rádio patrulha da Polícia Militar. Ele terá o seu registro de ocorrência feito e não precisará buscar um segundo espaço, um segundo contato com as polícias — destaca comandante-geral da PM e secretário do conselho superior de Segurança Pública, coronel Araújo Gomes.

Outra mudança no registro pela ferramenta Integra é a digitalização completa das informações, pois dispensa uso de papel. O modelo eletrônico e unificado também permite a elaboração mais precisa de estatísticas registradas pelas duas corporações.

—Agora, todas as ocorrências policiais serão georreferenciadas. O gestor poderá saber em tempo real onde está ocorrendo o crime, em que local deve alocar policiamento, além de conseguir fazer os mapas de calor — explica o gerente de estatísticas e análise criminal da Segurança Pública, Davi Novelo.

Vaidades ficam de lado, diz governador

A implantação de um modelo único de registro de ocorrências também representa mais uma iniciativa do Estado como forma de deixar o histórico de desentendimentos das polícias Civil e Militar em segundo plano. Presente no lançamento da ferramenta Integra, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) destacou a necessidade de integração das corporações.

—Nós entendemos que esse retrabalho de instituições, cada qual fazendo o seu trabalho isoladamente, não era producente para o serviço público e a Segurança Pública. Essas corporações largam a sua vaidade, a ideia de ter o seu espaço isolado, para integrar os trabalhos — anunciou.

​NOVO BOLETIM DE OCORRÊNCIA

-Numeração única, com possibilidade de registro na delegacia, em unidades da PM e na internet (em casos atendidos pela Delegacia Eletrônica)

-Capacidade de incluir novas informações sem precisar cancelar o registro anterior ou criar registro complementar

-Padronização dos campos de registro

-Uso de mapas para encontrar o local das ocorrências

-Tramitação eletrônica, mais ágil e sem uso de papel

-Evita a duplicidade de registros

-Estatísticas mais precisas a partir da padronização das informações

-Criação de uma “timeline” com todos as etapas e alterações a partir do registro de origem

Com informações Diário Catarinense 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp