A Polícia Militar de Santa Catarina realizou nesta quarta-feira (15) a Operação Campo Seguro III. A ação foi realizada pelas unidades de polícia ostensiva e de polícia ambiental no interior do estado de Santa Catarina, e ocorreu das 7h às 23h. A ação ocorreu simultaneamente nas nove unidades que abrangem o 2° BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental), envolvendo os municípios de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Caçador, Porto União, Canoinhas, Curitibanos, Joaçaba e Lages.
Foram realizadas ações de policiamento ostensivo rural de prevenção/repressão da violência e criminalidade com foco direto nas áreas rurais, com objetivo de transmitir à população rural e seus familiares, uma percepção aceitável de segurança. Mais de 150 policiais militares estiveram envolvidos nas operações.
Foram realizadas mais de 1.900 abordagens de pessoas e veículos em pontos estratégicos. Mais de 200 alunos foram atendidos pela Educação Ambiental que esteve presente em seis instituições de ensino nas localidades rurais.
“Essa aproximação serviu para repassar orientações aos moradores, produtores e alunos de instituições de ensino nas localidades rurais, sobre legislação, degradação ambiental através da destruição da vegetação nativa e caça predatória de animais silvestres, fortalecendo os laços com a família rural e Polícia Militar na preservação dos recursos naturais”, afirma o comandante da operação, major Paulo Ramos dos Santos.
A missão da operação Campo Seguro é proporcionar segurança ao cidadão morador das áreas rurais nos municípios da área de atuação do 2º BPMA, preservando a ordem pública com ações de polícia ostensiva rural.