Notícias de Caçador e Região

Polícia Militar faz alerta sobre os perigos da película irregular em veículos 

A Polícia Militar (PM) de Caçador começará a intensificar a fiscalização das películas irregulares em veículos que trafegam no município, a alta taxa de acidentes de trânsito devido a falta de visibilidade dos motoristas, é uma das principais causas que levaram a PM a dar ênfase nesta fiscalização.

Em dias de chuva ou em horários de pouca luminosidade ocorre um aumento significativo de acidentes de trânsito em Caçador, a utilização de películas em desacordo com a RESOLUÇÃO 254 CONTRAN, DE 26-10-2007, a qual estabelece limites para o escurecimento dos vidros do veículo acabam contribuindo para o acontecimento dos acidentes.

O trabalho do policial militar também fica comprometido quando o veículo possui os vidros muito escuros, pois o policial não consegue visualizar quem está na direção, se dentro do veículo uma pessoa pode estar sendo feita refém, ou se armas e materiais ilícitos são transportados. Outro agravante para o insulfilme escuro, é o fato do motociclista, não enxergar o rosto do motorista que está dirigindo o veículo, ficando sem garantia que o motorista está visualizando na pista e para segurança de ambos.

A RESOLUÇÃO 254 CONTRAN, DE 26-10-2007 estabelece que no para-brisas, é obrigatório ter 75% de luminosidade, os vidros laterias dianteiros devem ter no mínimo 70% de luminosidade,  no vidro traseiro e nos laterais traseiros, o insulfilme deve ter no mínimo 28% de luminosidade.

O veículo que estiver com as películas irregulares está cometendo a infração presente no artigo 230, XVI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)  que é referente a conduzir veiculo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, e é infração grave passível de multa.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.